Logo Diário Imobiliário
CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Brain PowerHaierJPS Group 2024Porta da Frente
Habitação
Venda de casas

Venda de casas

Cerca de 12% das casas em Portugal são vendidas em menos de uma semana

20 de outubro de 2026

Cerca de 12% das casas anunciadas para venda em Portugal no terceiro trimestre de 2026 foram vendidas em menos de sete dias, revelando a existência de mercados onde os imóveis encontram comprador num curto espaço de tempo. Os dados resultam de uma análise do idealista, marketplace imobiliário do sul da Europa, que avaliou o tempo necessário para concretizar a venda de uma habitação.

Além das chamadas "vendas relâmpago", 18% dos imóveis foram vendidos entre uma semana e um mês, enquanto 27% encontraram comprador num período de um a três meses. Já 37% das casas permaneceram no mercado entre três meses e um ano, e 6% demoraram mais de 12 meses a ser vendidas.

Ponta Delgada, Aveiro e Porto entre as cidades com vendas mais rápidas

Ponta Delgada ocupa o primeiro lugar entre as capitais de distrito e regiões autónomas analisadas, com 16% das casas vendidas em menos de sete dias. Aveiro surge em segundo lugar, com 15%, seguida do Porto, onde a percentagem se fixa nos 14%.

Braga, Funchal, Portalegre e Viana do Castelo apresentam igualmente resultados expressivos, com 12% dos imóveis vendidos em menos de uma semana.

Com percentagens de 11%, Guarda e Coimbra também se destacam. Seguem-se Faro e Vila Real, ambas com 10%, enquanto Santarém e Setúbal registam 9%. Viseu e Leiria apresentam uma proporção de 8%, Bragança de 8%, Castelo Branco e Lisboa de 7%, e Évora de 6%. Beja fecha a lista, com apenas 4% das casas vendidas neste prazo.

Os dados mostram, contudo, que a rapidez das vendas varia consoante o mercado. Entre as cidades analisadas, Portalegre destaca-se pela proporção de imóveis vendidos entre um e três meses, que atinge 43%. Évora regista 35%, Setúbal 34% e Braga 32%.

Nos prazos mais longos, entre três meses e um ano, Santarém apresenta a maior percentagem, com 48%. Seguem-se Viseu (46%), Beja (45%), Leiria (44%) e Lisboa (42%), sinalizando uma maior concentração de vendas concretizadas ao longo de vários meses.

São Miguel lidera entre os distritos e as ilhas

A análise por distritos e ilhas coloca a ilha de São Miguel no topo das vendas mais rápidas, com 19% das casas vendidas em menos de sete dias. Viana do Castelo surge na segunda posição, com 18%, seguido do Porto, com 17%.

A ilha da Madeira, Braga e Aveiro registam, por sua vez, uma percentagem de 15% de vendas concluídas em menos de uma semana.

Coimbra e Portalegre apresentam valores de 11%, enquanto Santarém, Setúbal e Viseu registam 10%. Leiria surge com 9%, Lisboa com 9%, e Vila Real, Faro e Guarda com 8%. Castelo Branco, Beja e Évora apresentam percentagens de 6%. Bragança é o território com menor proporção de vendas neste prazo, com 5%.

Também nesta análise territorial se verificam diferenças nos tempos de comercialização. Évora lidera nas vendas concretizadas entre um e três meses, com 36%, seguida de Setúbal, com 32%, e de Santarém e Guarda, ambas com 31%.

Por outro lado, os prazos de três meses a um ano assumem maior peso em Bragança, onde representam 45% das vendas. Seguem-se Viseu, com 44%, Castelo Branco e Beja, ambos com 43%, e Faro e Leiria, com 42%.

Os resultados evidenciam diferenças significativas no ritmo de venda das habitações em Portugal: enquanto alguns mercados apresentam uma proporção mais elevada de transações concluídas em poucos dias, noutros uma parte importante dos imóveis permanece anunciada durante vários meses.


idealista