CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

Bragança

Bragança e Guarda foram os distritos mais seguros de Portugal em 2022

23 de fevereiro de 2023

De acordo com o Barómetro da Securitas Direct, Bragança, Guarda, Castelo Branco, Viseu e Vila Real, ocupam o Top 5 dos distritos mais seguros de Portugal.

De acordo com o Barómetro, os distritos de Bragança e Guarda são os mais seguros, com uma taxa de incidência de 0,05% e 0,07%, respectivamente. A completar o top 5 estão Castelo Branco (0,10%), Viseu (0,12%) e Vila Real (0,14%).

Segundo o relatório da empresa, seis em cada 10 dos assaltos (62,3%) foram a negócios e cerca de quatro em cada 10 (37,70%) foram a residências. Neste caso foram as vivendas e as moradias o alvo do maior número de tentativas de assaltos, com um registo de 87,30% das intrusões. Os apartamentos registaram 12,7% das incidências.

Quando falamos dos horários de assaltos a residências, destacam-se os períodos entre as 10h e as 11h e o período das 19h como os preferidos dos intrusos. Nestes horários ocorreram em média quatro tentativas de assalto por hora. Além disso é às sextas e aos domingos que se registam mais ocorrências, correspondendo a 30% das intrusões totais no setor residencial.

“É possível prevenir estas situações, ao utilizar sistemas de alarmes e de videovigilância que são dissuasores e que, estando ligados a um centro de monitorização de alarmes, permitem evitar situações de sobressalto”, afirma Luís Quintino, Director de Operações.

A Securitas Direct dispõe de uma série de alarmes e de sistemas de videovigilância que, graças à sua tecnologia avançada, permitem uma ação rápida e eficaz, já que identificam rapidamente possíveis ocorrências e permitem que os profissionais que monitorizam as câmaras percebam com maior precisão se se trata de um disparo real ou não. Além disso, dispõe de um alarme anti-inibição, único no mercado, que deteta tentativas de inibir a eficiência dos alarmes e envia imediatamente um alerta, através de uma rede exclusiva de antenas que funcionam numa frequência impossível de inibir, exclusiva da Securitas Direct, garantindo sempre uma maior proteção.

Têm ainda disponíveis as Câmaras de Segurança Arlo, únicas no mercado 24h ligadas à Central Recetora de Alarmes.

O Barómetro da Securitas Direct tem em consideração o número de incidências (disparos reais dos alarmes e intrusões) por Distrito registados pela Central Recetora de Alarmes da empresa, que gere em Portugal mais de um milhão de dispositivos e permanece ativa 24 horas por dia, 365 dias por ano.

A Securitas Direct é a única empresa do mundo 100% especializada em sistemas de alarmes conectados e mantém o seu compromisso de colaboração e apoio ao trabalho desenvolvido pelas Forças e Serviços de Segurança em todo o território nacional.