Logo Diário Imobiliário
CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
JPS Group 2024Porta da Frente
Actualidade
Biblioteca Municipal do Porto

Biblioteca Municipal do Porto

Biblioteca Municipal do Porto vai ser reabilitada por 31 milhões de euros

13 de fevereiro de 2026

O projecto de reabilitação desenvolvido pelo arquitecto Eduardo Souto de Moura para o antigo Convento de Santo António da Cidade, onde foi instalada a biblioteca pública do Porto em 1842, por decreto do rei D. Pedro IV, terá um investimento de 31 milhões de euros.

A execução da empreitada de reabilitação da Biblioteca Municipal do Porto, em São Lázaro, foi adjudicada à empresa de engenharia e construção Teixeira, Pinto & Soares, S.A. (TPS), pela Gestão e Obras do Porto, E.M., empresa que também já havia realizado as obras de beneficiação do Cinema Batalha.

A intervenção agora adjudicada, que contempla a requalificação de espaços interiores e exteriores, tem como principal objectivo a valorização e modernização do edifício,  com respeito pela sua identidade arquitectónica e patrimonial, em especial pela preservação dos elementos arquitetónicos e construtivos de maior valor histórico e simbólico. O projecto prevê a introdução de melhorias significativas ao nível da funcionalidade, conforto, eficiência energética e acessibilidade, em linha com as exigências contemporâneas de utilização pública e com as novas dinâmicas de fruição cultural.


Biblioteca Municipal do Porto

A adjudicação desta obra à TPS reforça o seu compromisso com a qualidade construtiva, o rigor técnico e a responsabilidade na intervenção em edifícios de elevado valor histórico. Em 2024, a TPS venceu o Prémio Internacional de Arquitetura (TECHNAL), na categoria "Reabilitar" com o projeto Batalha Centro de Cinema. Em 2023, venceu os prémios Construir e SIL, de reabilitação, com a intervenção no Convento do Desagravo. Em 2021, conquistou o Prémio Nacional de Reabilitação Urbana, com a execução da empreitada de reabilitação das Termas Romanas de São Pedro do Sul, na categoria "Impacto Social".