CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Sustentabilidade

 

BPI obtém certificação do Sistema de Gestão Ambiental do Edifício Monumental

6 de março de 2024

O BPI obteve a certificação do Sistema de Gestão Ambiental (SGA) do edifício Monumental (escritórios). 

O compromisso com a melhoria contínua do desempenho ambiental do BPI, de acordo com a ISO 14 001, foi reconhecido pela consultora internacional Bureau Veritas.

Actualmente, o Banco tem esta certificação, que abrange a actividade bancária e de suporte, nos edifícios Boavista (sede do Banco) e Saudade, no Porto, e Casal Ribeiro e Monumental, em Lisboa.

O Banco BPI pretende ser uma referência na banca sustentável, sendo o SGA uma ferramenta crucial para o controlo e acompanhamento dos seus impactos ambientais em toda a cadeia de valor, considerando as três vertentes:

·  Negócio, no desenvolvimento de produtos e serviços de investimento e de financiamentos mais sustentáveis;

·  Risco, em particular na avaliação de riscos associados às alterações climáticas;

·  Operacional, na implementação de medidas de redução da pegada de carbono operativa.

Em 2023, a nível operativo, o BPI reduziu o consumo de energia eléctrica nas suas instalações (-1%), papel (-56%), água (-25%), e a produção de resíduos (-58%). O Banco desde 2019 tem vindo a reduzir o consumo de energia eléctrica (-38%) e em complemento, adquire 100% de energia eléctrica renovável, considerando essencial a monitorização constante de indicadores de desempenho e a aplicação das melhores técnicas disponíveis para tornar os processos operacionais mais ecoeficientes.