CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Arquitectura

 

Universidade Portucalense organiza “Porto Meeting on Urban Design & Healthy Cities”

30 de novembro de 2021

A Universidade Portucalense (UPT) organiza nos dias 3 e 4 de Dezembro a 1ª edição do “Porto Meeting on Urban Design & Healthy Cities”. A iniciativa visa promover o “debate, os desafios e as oportunidades para um futuro saudável das nossas cidades”, onde considera necessária a melhoria dos projectos urbanos.

A inovação, a sustentabilidade e a saúde são alguns dos temas em debate nesta iniciativa, conciliando práticas de investigação e trabalhos profissionais de diversas escalas, no âmbito do planeamento e da gestão urbanística, em 4 sessões moderadas por professores do novo Departamento de Arquitectura e Multimédia Gallaecia da UPT.

As primeiras duas sessões, na sexta-feira, dia 3, decorrem on-line e contam com várias comunicações de âmbito internacional, onde se discute também a relevância cultural do património urbano.

No sábado, dia 4, em modo presencial, as intervenções têm um carácter mais local, com exemplos sobre o Porto, no qual se procurará “compreender a evolução da cidade e se debatem diferentes experiências que respondem à presente necessidade de saber como podemos projectar cidades mais saudáveis”.

Os oradores convidados são, por esta ordem: Arq.ª Anna Mazzolini, Prof. J.M. Fernández Güell, Arq. Matthieu Bergeret, Arq. Eric van der Kooij, Arq. José Baganha, Prof.ª Sofia Aleixo, Arq. José Pedro Tenreiro, Eng.ª Paula Teles, Arq. Daniel Fortuna do Couto, Arq.ª Liliana Cunha, Arq. Ivo Barros e Eng. Micael Sousa.

O encontro tem o apoio institucional da Associação de Arquitectura, Planeamento e Políticas Urbanas, do colégio português da International Network for Traditional Building, Architecture and Urbanism e da empresa Mobilidade.PT.

A Universidade Portucalense Infante D. Henrique (UPT) é um estabelecimento de ensino superior cooperativo que iniciou a sua actividade em 1986. Funciona exclusivamente na cidade do Porto, no pólo Universitário da Asprela, com Ensino e Investigação em diversas áreas.