CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Arquitectura

 

 

 

 

 

 

Projecto português vence "American Architecture Prize" de 2017

6 de outubro de 2017

O projecto do arquitecto Tiago do Vale para a loja "The Caveman" foi o grande vencedor nos prémios "American Architecture Prize" de 2017.

Pelo segundo ano consecutivo em que a Tiago do Vale Arquitectos é distinguida neste prémio, que é um dos mais respeitados prémios de arquitectura mundiais. Com sede nos Estados Unidos da América, este prémio avalia obras de todo o mundo, distinguidas por um júri ecléctico que reúne alguns dos mais importantes nomes do meio, como Will Allsop, Sam Jacob ou Joshua Jih Pan.A cerimónia de entrega decorrerá no dia 27 de Outubro em Nova Iorque.O projecto "The Caveman" nasceu da reabilitação e renovação de uma sapataria construída no final dos anos 90, "esta proposta para a 'The Caveman' - que serve um mercado-alvo muito específico (e exigente) com uma gama alargada de produtos- implicou um desenho capaz de resultar numa grande flexibilidade na apresentação, gerar um espaço com uma imagem forte, reconhecível e reproduzível, e fazendo-o com custos muito controlados.

Demoliram-se os tectos falsos pré-existentes em gesso cartonado, removeu-se o papel de parede e, levantando o degradado pavimento flutuante, revelou-se um piso de betão afagado em óptimo estado. Uma coluna em betão aparente escondia-se detrás de quatro espelhos de chão a tecto", lê-se na memória descritiva.

Um projecto vencedor que pode ler mais sobre ele AQUI

Ficha Técnica:

ARQUITETURA: Tiago do Vale Arquitectos
EQUIPA DE PROJETO: Tiago do Vale, Maria João Araújo, com Adele Pinna, Camille Martin
ANO DE PROJETO: 2016-2017
LOCALIZAÇÃO: Ponte de Lima, Portugal
CLIENTE: The Caveman
CONSTRUÇÃO: ARU, Arquitectura e Reabilitação Urbana
ANO DE CONSTRUÇÃO: 2017
ÁREA DE CONSTRUÇÃO: 62 m2
MOBILIÁRIO RETRO: Vintage Alternative Store
FOTOGRAFIA: João Morgado