CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Arquitectura

 

Proença-a-Nova tem “Torre de Vigia” desenhada por Siza Vieira

15 de junho de 2021

Com 16 metros de altura, a Torre de Vigia da Serra das Talhadas é um dos pontos mais visíveis do projecto de requalificação que está a ser finalizado nesta zona do concelho interior de Proença-a-Nova, no distrito de Castelo Branco. O projecto tem como objectivo criar diversas infraestruturas para usufruto deste espaço tanto por turistas e visitantes ao território, como por residentes.

A Torre de Vigia foi inaugurada, no dia 13, pelo presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova, João Lobo (PS), e pelo Secretário de Estado Secretário de Estado da Conservação da Natureza, das Florestas e do Ordenamento do Território, João Paulo Catarino.

O arquitecto Álvaro Siza Vieira, não pode estar presente, e foi representado pela arquitecta, Rita Amaral, que acompanhou o processo desde o seu início.

A arquitecta, contextualizou a complexidade da obra, instalada sobre os maciços onde se apoiava o antigo posto de vigia, que foram reconstruídos com estabilidade reforçada. “As plataformas a diferentes quotas, transparentes, permitem observar a totalidade da paisagem. No topo, sob a cabine de vigia, painéis solares retangulares e invisíveis fazem o abastecimento de energia sem qualquer impacto visual sobre a referida paisagem”.

Para o autarca João Lobo, esta obra “é um marco para o interior do país já que é a primeira do arquitecto Álvaro Siza Vieira neste território, um dos argumentos utilizados para que o conceituado arquiteto, com obras em vários pontos do mundo, aceitasse o desafio de desenvolver também aquela que é o seu primeiro trabalho a nível de estruturas metálicas”.

 

Projecto de requalificação com múltiplas vertentes

O secretário de Estado João Paulo Catarino considerou a Torre de Vigia uma obra de futuro. “É transformar um posto de vigia num marco arquitectónico e num novo destino turístico. Passou a existir uma escultura de um dos maiores arquitectos do mundo num dos sítios mais lindos do mundo que em alguns meses do ano é utilizada também como posto de vigia. É também por isso que o interior do país também tem futuro”, referiu.

Para além da Torre de Vigia, a Serra foi dotada de trilhos de enduro BTT (já disponíveis), de rampa para auxílio à prática de desportos como parapente, da maior via ferrata de Portugal - com 1600 metros de progressão entre o Miradouro dos Carregais e Carregal e a Torre de Vigia -, o trail da crista da Serra com passagem pelos Miradouros da Catraia, Torre de Vigia, dos Carregais e Carregal e das Portas de Almourão, os trilhos de água e o Parque de Caravanismo do Chão do Galego, obras que ainda estão em fase de conclusão. Estas novas funcionalidades juntam-se a outras já instaladas, como os percursos pedestres (uma das etapas da Grande Rota da Cortiçada atravessa a Serra das Talhadas), o PR6 ou as mais de 40 vias da Escola de Escalada de Proença-a-Nova.

O valor de investimento total na requalificação da Serra das Talhadas foi de 625 mil euros, 250 mil dos quais financiados pelo Turismo de Portugal no âmbito de uma candidatura apresentada e aprovada ao Programa Valorizar que promove a qualificação do destino turístico.