CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
quarta-feira, 24 de fevereiro de 2021
Arquitectura
"Prémio Concreta Under 40" foi para a dupla de jovens arquitectos AND-RÉ

"Prémio Concreta Under 40" foi para a dupla de jovens arquitectos AND-RÉ

22 de novembro de 2019

A 2ª edição do Prémio Concreta Under 40 by CIN - que distingue um projecto assinado por um arquitecto português até aos 40 anos de idade -,  foi entregue ao estúdio criativo AND-RÉ, formado pelos arquitectos Bruno André e Francisco Salgado Ré, com a obra CAA – Centro de Artes de Águeda.

A decorrer no âmbito da 29ª edição da Concreta – Feira de Construção, Reabilitação, Arquitetura e Design, até dia  24 de Novembro na Exponor, esta iniciativa tem como objectivo premiar o trabalho criativo e o pensamento disruptivo.

O projecto vencedor responde ao desafio de criar uma solução totalmente adaptada ao contexto, não só físico, mas também cultural, económico e político. O edifício, com 4.500m2, distingue-se pela complexidade da construção e prima pela funcionalidade, com três espaços dinâmicos – o auditório com 600 lugares, a sala de exposição e o café concerto.

Fundado em 2008, por Bruno André e Francisco Salgado Ré, AND-RÉ é um estúdio criativo que se dedica a uma prática que combina arquitectura design. Com vários prémios e nomeações no currículo, o atelier que tem por base Portugal, está também presente no Brasil, Suíça e Emirados Árabes Unidos.

Foram ainda atribuídas três menções honrosas ao gabinete Rosmaninho+Azevedo – Arquitectos,, cuja obra "Centro Interpretativo do Vale do Tua" se distinguiu pela sensibilidade no desenho e pela reinterpretação dos processos construtivos, ao arquitecto Fábio Ferreira Neves, que com obra "Pátio do Meco" demonstrou um exercício de grande abstracção e um equilíbrio ao nível das dimensões e proporções e ainda ao arquitecto António José Beça do Fundo Ferreira pelo seu trabalho de investigação, rigoroso e de preservação feito no projecto "Bloco de Costa Cabral – Apartamento 6º Dto."

Nesta 2ª edição do Prémio Concreta, entraram a concurso 25 obras construídas em território nacional, da autoria de arquitectos portugueses até aos 40 anos de idade.  Com o apoio técnico do Conselho Directivo Regional do Norte da Ordem dos Arquitectos, o júri foi constituído por cinco especialistas: os arquitectos João Mendes Ribeiro, Teresa Novais, Diogo Aguiar, Luís Pedro da Silva e a engenheira Sandra Pereira.

PUB
TURISMO
Agências de Viagens e Operadores Turísticos com apoio de 100 milhões de euros
24 de fevereiro de 2021
ARRENDAMENTO
Proprietários receiam que incumprimento de rendas vá aumentar este ano
17 de fevereiro de 2021
PUB
PUB
INTERNACIONAL
FIFA world Cup Qatar 2022: construção de 7 estádios já levou à morte de mais de 6.500 trabalhadores migrantes
24 de fevereiro de 2021
PUB