CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Arquitectura

 

 

 

 

 

Obra do arquitecto sino-americano Ieoh Ming Pei em Pedrógão Grande

13 de setembro de 2019

A 78.ª edição da actividade "Projectar" vai ser dedicada a um dos mais importantes arquitectos do século, Ieoh Ming (IM) Pei, autor das icónicas pirâmides do Museu do Louvre, no Auditório da Casa Municipal da Cultura de Pedrógão Grande, no distrito de Leiria.

Esta iniciativa da Delegação do Centro da Ordem dos Arquitectos, a decorrer na próxima quinta-feira, convida a assistir a uma sessão dedicada ao arquitecto sino-americano, recentemente falecido.

"First Person Singular (Na Primeira Pessoa do Singular) é uma visão ampla da vida e da obra do recentemente falecido IM Pei, narrado com frequência pelo próprio arquitecto, num documentário da autoria do documentarista americano Peter Rosen", explica o município de Pedrógão Grande.

Durante 90 minutos, o documentário mostra a infância do arquitecto na China, a sua educação no MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts) e Harvard, e passeios através de alguns dos seus mais recentes e célebres trabalhos, filmado em todo o mundo por um período de dois anos e premiado na Europa e na América.

Com estas sessões, a Delegação Centro da Ordem dos Arquitectos propõe-se exibir documentários de arquitectura, "como forma de divulgar a vida e obra de arquitectos com importância na história e teoria da arquitectura, nacional e internacional, de várias épocas e movimentos, e assim contribuir para o enriquecimento da cultura arquitectónica na nossa região".

Estas sessões destinam-se aos arquitectos da região, bem como a outros técnicos e a todas as pessoas com curiosidade e interesse nestes temas, sendo de acesso livre, mas limitadas à lotação da Casa Municipal de Cultura de Pedrógão Grande, cujo município apoia a iniciativa.

Lusa/DI