
Ideias para o Museu do Automóvel e do Rally de Portugal?
O Concurso de Ideias Desafios Urbanos’17 procura ideias para a a concepção do Museu do Automóvel e do Rally de Portugal, na cidade de Fafe, considerada a "Catedral do Rally".
Trata-se de um concurso organizado pelo portal Espaço de Arquitetura, com o patrocínio das entidades CS-Telhas, Love, Margres, ATZ, Lummenn e com o apoio institucional da Câmara Municipal de Fafe.
A iniciativa tem como objectivo proceder à revitalização do espaço ocupado pelo antigo Mercado Municipal de Fafe, implantado numa área de cerca de 3000m2, através da concepção de um novo edifício, junto à Praça das Comunidades, que, pela sua localização privilegiada e dimensão, obriga a uma reflexão e atenção especial.
Prevê-se que deste desafio resultem soluções que garantam a revitalização do tecido urbano, a alteração do posicionamento estratégico da zona envolvente, com efeitos directos nas dinâmicas culturais e socioeconómicas.
No programa pretende-se transferir o Museu do Automóvel que conta com um acervo de cerca de 60 viaturas, por outro, agregar a história do Rally de Portugal como identidade da cidade de Fafe, considerada a "Catedral do Rally", daí a ser fundamental a concepção do Museu do Automóvel e do Rally de Portugal (MARP).
O Prémio Arquitecto, dá cinco mil euros ao primeiro classificado, mil euros ao segundo e quinhentos ao 3º.
O Prémio Estudante dá setecentos euros ao primeiro classificado e trezentos ao segundo.