CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Arquitectura

 

 

Guia de Arquitectura Aires Mateus - Projectos Construídos em Portugal

6 de dezembro de 2019

A Editora A+A Books apresenta o #04 da coleção Guias de Arquitetura Projetos Construídos Portugal dedicado aos Arquitetos Manuel e Francisco Aires Mateus.

A partir das obras construídas em Portugal pelos arquitectos Manuel e Francisco Aires Mateus, este livro, inserido na colecção de Guias de Arquitectura Projectos Construídos em Portugal, da Editora A+A Books, vem preencher um espaço editorial (edição bilingue português-inglês) que visa a internacionalização dos arquitectos portugueses cuja obra se destaca no panorama arquitectónico nacional e internacional. Assim, no seguimento do trabalho já realizado com os Guias dedicados aos Arquitectos Álvaro Siza, Eduardo Souto de Moura e Carrilho da Graça, o presente livro procura estabelecer uma relação entre as obras finalizadas, a partir de imagens e desenhos cedidos pelos arquitectos, e a visão actual do artista plástico Nuno Cera. Neste livro torna-se evidente a pertinência de uma obra que se estende pelo tempo, pelo território, e que ilustra a evolução do processo e pesquisa dos Arquitectos Aires Mateus, actualmente entre os mais internacionais e relevantes da arquitectura portuguesa contemporânea.

Com textos da arquitecta Marta Sequeira, que situam as obras seleccionadas, e um texto de análise do arquitecto Michel Toussaint, onde enquadra o percurso de Manuel e Francisco Aires Mateus até ao presente, o Guia de Arquitectura Aires Mateus Projectos Construídos Portugal junta-se a uma colecção que pela excelência do seu conceito, conteúdos e design ganhou o 1º Prémio, por unanimidade, para melhor Publicação/Livro da XI BIAU 2019 - Bienal Internacional de Arquitectura e Urbanismo, que este ano teve lugar no Paraguai.

No dia em que a Livraria A+A, matriz da editora A+A Books, celebra o seu 24º aniversário, a festa de lançamento de mais esta edição.

Na apresentação do livro será também mostrado a A Forma da Sombra – Aires Mateus por Nuno Cera - Instalação Vídeo.