CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
quinta-feira, 25 de fevereiro de 2021
Fotografia com Arte
Janelas de Évora Janelas de Evora - 02 - Fotografia de Jorge Maio.png Janelas de Evora - 03 - Fotografia de Jorge Maio.png Janelas de Evora - 04 - Fotografia de Jorge Maio.png Janelas de Evora - 05 - Fotografia de Jorge Maio.png Janelas de Evora - 07 - Fotografia de Jorge Maio.png Janelas de Evora - 08 - Fotografia de Jorge Maio.png Janelas de Evora - 01 - Fotografia de Jorge Maio.png Janelas de Évora

Janelas de Évora

18 de novembro de 2019

É, por excelência, o "exemplo" do centro histórico português, com visíveis repercussões na generalidade do território ultramarino. Évora deve a sua relevância a uma história milenar que recua à Pré-História. Mas a história sobrepôs-se-lhe fazendo dela uma das mais notáveis cidades romanas da Lusitânia - Ebora Liberalitas Júlia - da qual restam inúmeros vestígios, destacando-se o Templo Romano.

Tornou-se, em seguida, num dos grandes centros urbanos do Sul do reino português, lugar contínuo de visita e estadia dos monarcas. Viu ali nascer e desenvolver-se os primeiros e brilhantes traços do gótico, combinados com a herança (e a procura de emulação) do mundo "mourisco" ou árabe no chamado "estilo mudéjar", durante os séculos XV e XVI. Recebeu depois os influxos do humanismo e é ali que aparecem algumas das primeiras grandes obras arquitectónicas do Renascimento ibérico, por volta de 1530.

Estes diversos momentos tornaram-na numa espécie de jóia patrimonial, à qual os séculos não se escusaram de adaptar, mas que mantém intacta uma ambiência de autenticidade e monumentalidade que a transformam numa verdadeira «cidade-museu».

Fotografias e texto: Jorge Maio

PUB
TURISMO
Agências de Viagens e Operadores Turísticos com apoio de 100 milhões de euros
24 de fevereiro de 2021
ARRENDAMENTO
Proprietários receiam que incumprimento de rendas vá aumentar este ano
17 de fevereiro de 2021
PUB
PUB
INTERNACIONAL
FIFA world Cup Qatar 2022: construção de 7 estádios já levou à morte de mais de 6.500 trabalhadores migrantes
24 de fevereiro de 2021
PUB