CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Arquitectura

 

Estúdio Oito Meia (86): O atelier brasileiro que quer conquistar Portugal

22 de junho de 2022

Encontrar soluções criativas e inovadoras para todos os espaços interiores e exteriores é uma das missões do atelier de arquitectura brasileiro Estúdio Oito Meia (86). Com sede em São Paulo e 21 anos de actividade, tem conseguido dar respostas a todos os tipos de projectos de arquitectura, seja de raiz, ao de remodelações de interiores, de stands, de decoração, design e até de cenografia. São centenas de projectos realizados de Norte a Sul do Brasil. Só em colaboradores tem 70 fixos e 40 freelancers, já trabalhou com a Sonae Brasil e depois de ponderar decidiu expandir-se, o destino é Portugal.  

Com o objectivo de abrir uma filial no nosso país, a arquitecta Giovana Torres,uma das sócias do 86, revelou ao Diário Imobiliário que se  trata de um passo importante para o atelier. Depois um longo período de confinamentos e onde o Mundo parou, “chegou o momento de sair e procurar trazer a experiência do atelier para Portugal”. Até porque, como os especialistas dizem, esta pandemia obrigou as pessoas a olharem melhor para as suas casas e  alteraram-se as tendências das habitações e dos espaços de trabalho.

Arquitectura portuguesa é muito atractiva para os arquitectos

Além disso, Giovana Torres, revela que a arquitectura portuguesa é muito atractiva para os arquitectos. “A arquitetura portuguesa é muito rica em detalhes, devido aos contrastes que possui em todo território e onde é possível  mesclar diversas características de acordo com matérias-primas regionais. A mistura de várias técnicas possibilita um grande universo na criação”, explica.

Além das características da nossa arquitectura, a responsável admite que se verifica em Portugal uma grande procura por projectos de reabilitação e renovação de interiores de grandes prédios, conjuntos habitacionais entre outros, trazendo modernidade, soluções para o interior,  preservando o conceito já existente . “A soma desses itens traz-nos um grande mercado de oportunidades“.

O leque de projectos já realizados e que pretendem trazer para Portugal é extenso: retrofit mobiliário, novos hotéis, novos empreendimentos, novos stands de vendas, eventos, lojas, shoppings. “Somos uma empresa inovadora, com soluções arquitectónicas criativas e trazemos aos projectos a experiência do cliente”.

Da actividade no Brasil, Giovana Torres refere que o arquitecto no Brasil precisa ter muita flexibilidade, conhecimento, criatividade, “estamos consolidados como arquitectura de soluções,  foco na inovação, solução,  estamos em pleno crescimento e acredito que tenhamos muito a contribuir para Portugal”. A arquitecta espera que “Portugal possa nos receber de abraços abertos para essa grande fase de crescimento que estamos a realizar”.

Quanto ao futuro da arquitectura, Giovana Torres admite que o caminho é integrar conforto, tecnologia, soluções com uma arquitectura que facilita o quotidiano tornando-o mais inteligente, na procura da arquitectura sustentável.