CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Design

 

 

Mobiliário com cortiça portuguesa na Milan Design Week

19 de abril de 2018

designer brasileira Gisela Simas concebeu dois novos objetos de mobiliário em cortiça, que foram lançados na semana de Design que está a decorrer em Milão, Itália.

A nova linha, que junta uma mesa de café e um candeeiro, nasceu da inspiração de uma asa de um Boeing 737-800 e foi criada para transmitir uma sensação de movimento contínuo. 

A apresentação destas duas peças naquele que é um dos mais importantes eventos de design do mundo marca o início de uma parceria entre o estúdio Original Practical Design Limited (OPD) e a Corticeira Amorim, que tem apoiado a designer no desenvolvimento das novas peças em cortiça.

As peças Congonhas Lamp e Dora Coffee foram produzidas em Portugal pela empresa de mobiliário Época, que tem Álvaro Siza Vieira e Philiph Stark no seu portfolio de clientes. 

Para a designer Gisela Simas, que lidera o estúdio Original Practice Design, em Londres, cujo trabalho tem sido feito até ao momento essencialmente em torno da madeira, a utilização de uma nova matéria-prima na criação de móveis e objetos de design tem um grande significado: "Os materiais sustentáveis são o futuro. A cortiça, além de ter essa característica, possui ainda uma cor maravilhosa e um toque natural. As minhas peças espelham a minha perspetiva do design, que tem de ser de grande qualidade e recorrer a materiais que respeitem o ambiente, com o apoio das mais recentes tecnologias de produção".

De linhas contemporâneas e feita a partir de cortiça e madeira, a mesa de café Dora apresenta uma construção inovadora, prática e muito original, transmitindo uma grande suavidade.

Por sua vez, fabricado manualmente em cortiça, o candeeiro Congonhas é uma peça imponente mas de extrema elegante, que está disponível em três tamanhos diferentes.

A participação de Gisela Simas na Milan Design Week, ocorre no Rio+Design Milão 2018 é o nome da exposição que, em pleno Salão do Móvel de Milão, apresentará uma mostra alargada de mais de 60 designers brasileiros, integrado no evento Be Brasil, organizado pela Apex-Brasil.