CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Design

 

Made in Portugal naturally vai dar a conhecer a nossa decoração e lifestyle ao mundo

24 de março de 2021

Arranca hoje a campanha internacional de promoção Made in Portugal naturally das fileiras Casa e Materiais de Construção, uma acção de cross-selling desenvolvida pela AICEP que dará a conhecer ao mundo o melhor da oferta de Portugal em matéria de decoração e lifestyle e que terá, pela primeira vez, uma exposição virtual 360º.

O objetivo desta campanha totalmente digital é captar o interesse da procura internacional, dando a conhecer a inovação ancorada na qualidade e tradição dos produtos produzidos em Portugal e a sua oferta de valor diferenciadora. A activação acontece em simultâneo, nos seis principais mercados clientes destas fileiras - Alemanha, Canadá, Espanha, Estados Unidos da América, França e Reino Unido - e vai decorrer durante o ano de 2021.

Numa altura em que as Feiras e outros eventos internacionais permanecem suspensos devido à pandemia COVID-19, a AICEP lança esta campanha digital que organiza, pela primeira vez, um Showroom 360º onde é possível conhecer a qualidade da oferta portuguesa fazendo uma visi­ta virtual a uma residência integralmente decorada com produtos portugueses e que qualquer pessoa, em qualquer parte do mundo, poderá visitar.

Esta visita vai permitir ver os produtos das duas fileiras em diferentes ângulos, nos vários espa­ços e ambientes decorados, com a possibilidade de clicar nas peças para aceder a mais deta­lhes, direccionando-os também para os websites das empresas. As Fileiras Casa e Materiais de Construção juntas significam mais de seis mil milhões de euros e têm um peso nas exportações nacionais de bens de cerca de 10%, com potencial de crescimento e que a AICEP, com esta iniciativa, pretende alavancar.

A campanha conta também com um vídeo promocional que nos leva numa viagem por um país de emoções e atributos únicos, destacando em especial a tradição e inovação, e sublinhando a capacidade agregadora da oferta portuguesa. Todos os suportes da campanha estão disponíveis no site www.portugalnaturally.pt onde é possível aceder igualmente a um directório de empresas, pro­movendo o contacto direto com a oferta nacional, potenciando parcerias e negócios internacionais.

A campanha foi desenhada de forma a promover e cruzar os diferentes sectores, como o mo­biliário, iluminação, têxteis, e também os pavimentos e cerâmica, integrando-os num conceito de lifestyle e, assim, despertar os sentidos e uma experiência diferenciadora de soluções úni­cas e exclusivas da oferta nacional, motivando a curiosidade. Esta campanha é especialmente dirigida aos compradores profissionais mas o consumidor final também terá acesso a toda a informação.

“Made in Portugal naturally é a campanha agregadora da AICEP com que as fileiras Casa e Materiais de Construção vão passar a comunicar a sua oferta no mundo. Tem como missão fo­car, profissionalizar e agregar a oferta portuguesa, permitindo um reconhecimento imediato do potencial e qualidade do produto, apoiado na imagem de um país criador de tendências, que alia a tradição à inovação”, afirma Luís Castro Henriques, presidente da AICEP.

A fileira Casa que integra os setores do Mobiliário, Iluminação, Têxteis-lar e Utilidades domésticas (cerâmica, cutelaria, loiça metálica, vidros e cristais) conta com mais de 7.600 empresas e emprega cerca de 61 mil colaboradores. Os sectores mais representativos são o mobiliário e o têxtil-lar, sendo os principais mercados de exportação o francês, espanhol, americano, britânico e alemão. O valor das exportações da fileira ronda os 2,5 mil milhões de euros, o equivalente a 4,1% das exportações nacionais de bens, e envolve um total de 177 mercados de destino.

Os Materiais de Construção portugueses integram os sectores de Rochas Ornamentais, Cerâmica, Madeira, Cor­tiça, Metais, Cimento, Gesso, Betão e Suas Obras, Plástico, Tintas e Vernizes, e Vidro, envolven­do mais de 12 mil empresas e empregando perto de 100 mil pessoas. Com uma clara vocação exportadora, vende para 186 mercados, sendo os principais Espanha, França, Alemanha, Reino Unido, Angola e Estados Unidos da América. O valor das exportações ronda os 3,7 mil milhões de euros e tem um peso nas exportações nacionais de bens de 6,1%.