CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Design

 

 

Lisboa vai ter o primeiro “Street Art Park” do País

2 de junho de 2022

No dia 4 de Junho é inaugurado o primeiro Street Art Park do país, e um dos poucos no mundo, dedicado ao graffiti e à arte urbana, na Freguesia do Lumiar. 

A iniciativa insere-se numa estratégia da Câmara Municipal de Lisboa, através da GAU – Galeria de Arte Urbana, de continuar a desenvolver espaços de pintura livre em lisboa, acessíveis aos artistas nacionais e internacionais, consagrados e emergentes, e ao público em geral.

Localizado num jardim recentemente requalificado e com uma área total de 4300m2, este equipamento municipal congrega 14 muros de pintura livre pensados para acolher diferentes olhares e propostas artísticas e ainda uma zona de prática desportiva, o Pump Track Skate.   

Lisboa é hoje, importa recordar, “uma referência internacional nos circuitos e projectos artísticos de Arte Urbana”. O trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pela GAU – Galeria de Arte Urbana da Câmara Municipal de Lisboa, em articulação com o desporto, urbanismo e espaços verdes, as Juntas de Freguesia e os diferentes parceiros, tem permitido criar na cidade um conjunto de estruturas e equipamentos requalificados que procuram regenerar os bairros lisboetas, atenuar as intervenções de carácter mais vandálico e valorizar o espaço publico, através da criação de projectos de proximidade entre a comunidade artística e os seus habitantes.  

A iniciativa camarária conta com o patrocínio do Super Bock Group, e o apoio da SGAL.

A inauguração tem lugar no dia 4 de Junho entre as 14h00 e as 19h00, na Rua David Mourão Ferreira, no Lumiar.