CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
domingo, 17 de outubro de 2021
Design
Lisboa: MURO trouxe Arte Urbana ao Parque das Nações csm_fatheat  © Bruno Cunha -  CML.jpg Lisboa: MURO trouxe Arte Urbana ao Parque das Nações

Lisboa: MURO trouxe Arte Urbana ao Parque das Nações

16 de julho de 2021

​​​​​​A 4.ª edição do MURO Festival de Arte Urbana LX_2021, uma iniciativa da Câmara Municipal de Lisboa, em coprodução com a Junta de Freguesia do Parque das Nações e a GEBALIS, decorreu entre 3 e 11 de julho e trouxe 36 artistas nacionais e internacionais que, em nome individual ou colectivo, realizaram 25 intervenções de arte urbana no Parque das Nações.

O festival apresentou três núcleos de programação em três zonas do Parque das Nações e um ponto de encontro: a Gare do Oriente.

O núcleo da Multiculturalidade, no Bairro Casal dos Machados, interligou os conceitos de comunidade, nações, culturas e igualdade através de intervenções em empenas dos edifícios e muros.

O núcleo da Sustentabilidade, na Av. de Pádua, vem dar relevo ao constante incremento de qualidade do ambiente e da vida em Lisboa. O núcleo da Cultura Urbana, no Parque Tejo, vem realçar a força tão peculiar que o MURO LX_21 exerce como factor de reunião.

Segundo os organizadores, “Uma vez mais o Festival MURO deixa a sua marca tornando ainda mais atractivo​ o território” ​onde intervem, motivando também os residentes a ganhar amor-próprio pelo seu bairro e pela preservação dos bens públicos.

O poder criativo dos artistas urbanos expressou-se no Muro LX_2021 através da reunião de distintas técnicas, como desenho, pintura, ilustração, graffiti, 3D, design, tipografia e escultura cruzando-as com o território e a identidade do lugar onde se inscrevem, seja em empenas, atravessamentos pedonais e rodoviários, lojas, pilares, muros ou espaços abandonados.

Uma razão mais para visitar o Parque das Nações.

PUB
PUB
TURISMO
“Adaptar Turismo” mobiliza 5 milhões de euros para apoios a fundo perdido até 20 mil euros
15 de outubro de 2021
ARRENDAMENTO
Declaração de rendas que reduz IMI muda para de 1 de Janeiro a 15 de Fevereiro
14 de outubro de 2021
PUB
PUB
INTERNACIONAL
Beyoncé, o marido Jay-Z, uma jóia Tiffany de valor incalculável e uma mansão à venda por 42 milhões de dólares…
15 de outubro de 2021
PUB