CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Design

 

IDF regressa para apresentar os novos nomes da decoração em Portugal

20 de abril de 2022

IDF Spring – Feira de Design e Decoração está de regresso para dar a conhecer o talento da nova geração de criadores com a experiência das marcas tradicionais e a aposta no design contemporâneo.

O evento, que inicia amanhã e termina dia 24 de Abril, apresenta soluções das mais variadas vertentes destes sectores, nomeadamente cutelaria, loiça, cerâmica, mesa, cozinha e multipreço (Home Accessories); tecidos e revestimentos de decoração (Interior Fabrics) e decoração, fragância, flores e ilustração (Loving & Flowers) e por último a papelaria e o gift, no Paper Show.

O espaço "Makers Showcase" surge do desafio lançado pela Exponor Exhibitions a marcas e designers para apresentarem os seus conceitos criativos, numa iniciativa que pretende destacar novas abordagens, mais contemporâneas e sustentáveis. Aqui, figurarão marcas como a Flighting, Com Raiz, Feit Design, Maeva, Jinja Studio e Musgo Design. Por outro lado, a feira apresenta o "Makers Spot" que, numa era marcada pela valorização do design de autor e da manufatura, pretende apoiar uma nova geração de criativos na consolidação dos seus contactos.

Já a área "Pure Collection" resulta de um espaço colectivo de empresas de segmento médio-alto de cerâmica, têxteis-lar e acessórios, que retrata a reinvenção de formas de exposição e apresentação de produtos. Por sua vez, o "Pure Edition" apresenta-se como um espaço de inspiração e negócio onde vão ser exibidas, em primeira mão, novas coleções de tecidos e revestimentos de decoração. Aqui, será desenvolvida uma instalação com tecidos de decoração recorrendo à técnica de moulage, num exercício de criatividade da autoria do estilista Eduardo Amorim, que permite conjugar os vários padrões, cores e texturas das coleções a apresentar durante o evento.

Com duas edições asseguradas por ano, a IDF Spring pretende intersetar o talento e a criatividade da nova geração de criadores com a arte e a experiência das marcas tradicionais mais antigas, que se reinventam através de um design visionário.  

Em simultâneo, três décadas depois da sua primeira edição, a Export Home está prestes a regressar à Exponor para dar a conhecer as últimas novidades e tendências em mobiliário, iluminação e estofos.  Sobre o tema "Reconnect", a próxima edição da exposição vai centrar-se na resposta aos desafios da pandemia e do mercado, convidando marcas, arquitectos, designers e decoradores a conhecerem uma mostra de criatividade e de excelência técnica renovada.

O interesse de compradores estrangeiros para participarem na feira, este ano, atingiu um valor record, com um aumento de 58% de países inscritos na feira face à sua última edição. A Export Home prepara-se, assim, para receber próximo de mil profissionais provenientes de todos os continentes.

Destaque, para o espaço "Talk The Future", dedicado à descoberta, interação e (re)conexão entre profissionais do setor, com um programa rico e diversificado de workshops e conferências. Este programa reflecte o propósito de promover o diálogo entre talentos estabelecidos e jovens designers, líderes da indústria e jornalistas.

Hotel Concept: Fabiàn Pellegrinet recria um conceito hoteleiro inovador

Uma das inovações da nova edição da Export Home é a inclusão de uma área conceptual, com a curadoria do reconhecido designer de interiores e mobiliário Fabián Pellgrinet Conte, que recria várias propostas de espaços num exercício de pura criatividade e visão de tendências, que envolve o visitante e o instiga a conhecer, de forma diferenciadora, produtos e soluções de empresas portuguesas.

O designer, servindo-se de várias marcas que estarão presentes no certame, desenvolverá conceitos para vários ambientes, dos quartos aos espaços lounge, incluindo diversas soluções de mobiliário, iluminação, têxtil e soluções de banho.

A apresentar algumas ofertas inovadoras que têm para hotelaria, estarão a exibir neste espaço empresas como a Fenabel, a Anaric, a Brifour, a Mercado da Madeira, o Atelier do Estofo, a Pombo, a Torneiras Roriz, a W7, a Banhoazis, a Vispring, a Elastron, a Pedro Tavares Têxteis, a Padrão Formal e a Graccioza.

Ambas as feiras, IDF e Exporthome, contarão com a disponibilização da plataforma digital E+E, especialmente seleccionada e focada para criar um ecossistema global do setor e estreitar as relações entre visitantes e expositores, promovendo a partilha de experiências, conhecimentos, negócios e encontros. 

A Export Home e a IDF decorrerão em simultâneo na Exponor – Feira Internacional do Porto.