CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Design

 

Dois projectos portugueses pela primeira vez no Reference Book GROHE

13 de agosto de 2021

A 10.ª edição do Reference Book GROHE conta com dois projectos de Portugal, em Cascais e em Aveiro, entre os 60  excepcionais da Europa e do Médio Oriente. A edição deste ano celebra a paixão da GROHE pela água.

Os produtos GROHE podem ser encontrados nos lugares mais icónicos do globo: numa ilha remota na Suécia, num majestoso boutique hotel nas montanhas no sul do Tirol, no vibrante estádio de futebol Tottenham Hotspur ou em alto mar.

 A recente edição do Reference Book GROHE mostra 60 projectos marcantes, celebrando o trabalho de arquitectos e designers que colaboraram com a marca para tornar realidade a “paixão pela água”; e onde constam, pela primeira vez, dois projectos portugueses, ambos do segmento residencial. Entre as edificações de prestígio nesta edição duas situam-se em Portugal: a Casa ARN 25, em Cascais, do atelier [i]da arquitectos, concluída em 2020.e o Edifício Doca, em Aveiro . Este último fica na Praia da Barra, entre a lagoa e a costa atlântica. O projecto – uma colaboração entre o estúdio de arquitectura e design de interiores Civilria e a Universidade de Aveiro – assenta no conceito de “casa passiva”, em que a eficiência energética é fundamental para todos os aspetos do design do edifício. As paredes externas são generosamente isoladas e os vidros posicionados de acordo com a orientação do sol. O resultado é um edifício com conforto térmico ao longo do ano, baixíssimo consumo de energia e elevada qualidade do ar. Os apartamentos são amplos e repletos de luz natural. Nos interiores, concebidos de acordo com os mais elevados padrões de funcionalidade, a cozinha e as casas de banho estão equipadas com misturadoras GROHE das linhas Eurosmart Cosmopolitan e Lineare.