CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Design

 

 

 

 

 

Chegou o Verão! Saiba como aproveitar a varanda, o terraço, o pátio ou o jardim

11 de agosto de 2021

O Verão é a altura do ano em que desfrutamos mais os espaços exteriores da casa. Quer seja o jardim de uma moradia, da varanda ou de um terraço. Todos os recantos podem ser aproveitados e por vezes nem é necessário muito mobiliário, pelo contrário. O importante é olhar para o espaço que tem e ver o que precisa para que o possa desfrutar da melhor forma possível.

Para o ajudar nessa tarefa pode leia as nossas dicas.

Para o mobiliário:

- Não pode dispensar as cadeiras com mesa, sofás, mesa de apoio, banco, puff, cama, rede, guarda-sol. Contudo, escolha o mais adequado à utilização que pretende dar ao espaço. Para relaxar: cadeiras confortáveis, redes ou camas de dia. Se vai ter crianças no espaço, os puffs são uma óptima escolha. Para festas é importante ter cadeiras, bancos e mesas de apoio. Se se tratar de uma pequena varanda, basta uma cadeira confortável, uma mesa de apoio e flores para fazer o seu micro jardim.

- Quando chegar a hora de optar pelo estilo deve seguir a linha de decoração que escolheu para o jardim, terraço ou varanda. Um estilo moderno pede peças de linhas mais direitas, por exemplo, cadeiras de aluminio ou cadeirões de fibras sintéticas. Um estilo campestre, precisa de peças mais tradicionais. Pode optar por combinar com o estilo do interior da sua casa, para poder misturar peças sempre que quiser ou for necessário.

- Utilizar peças com cores fortes podem ser um elemento adicional e divertido para um espaço exterior. Se pelo contrário, não se quiser comprometer com nenhuma combinação, escolha cores neutras, como o branco, preto ou bege e acrescente depois cor com acessórios de decoração, como almofadas ou cortinas.

- Quanto ao material pode optar pelo alumínio, madeira, ferro, pedra, cimento, têxteis de exterior, resina, vidro, cana, fibras sintéticas. Não esquecer que pode ainda utilizar almofadas, tecidos, cobertas, cobertores, todos podem dar um novo ou diferente visual ao seu mobiliário de exterior.

- Escolha peças leves ou de fácil movimentação (com rodas) se tiver um espaço pequeno, em que precise de mudar de posição o mobiliário de exterior, conforme a utilização do espaço ou o número de pessoas.

 A água no seu espaço exterior

- A água é vital para o planeta e para a vivência de todas as espécies e por isso é um elemento importante num jardim. Através de uma piscina, de uma pisicina biológica, de uma fonte, de um tanque, de uma pequena cascata, a água pode estar no seu espaço exterior em diversas formas.

- A água na decoração exterior tem vários efeitos:

- Adiciona movimento, serve como espelho de elementos decorativos existentes, reflecte o céu, as nuvens e a luz, dando uma dimensão maior ao espaço.

- A água é ainda um excelente elemento para quebrar o calor - A simples visão da água traz uma imediata sensação de frescura. Use uma pequena fonte circular (estilo tradicional), ou quadrada/rectangular (estilo contemporâneo) com um repuxo.

- A água adiciona ainda som - O som de uma cascata ou queda de água ajuda a silenciar outros sons menos agradáveis, como por exemplo o barulho da cidade.

- As fontes funcionam melhor se colocadas num local que receba ampla luz solar, que se reflectirá na água em movimento. Pode também optar por utilizar luzes submersas nas piscinas ou tanques, veja depois o resultado final.

- Permite ter outro tipo de plantas no jardim - as plantas aquáticas e semi-aquáticas. 

As plantas no seu jardim

As plantas são elementos fundamentais para a harmonia do seu espaço exterior. Elas trazem também vida, cheiro e cor, ingredientes necessários para desfrutar melhor do seu jardim. Para isso deve optar por:

- Plantas ornamentais tolerantes à seca - Muito sol e pouca água, não significa que não pode ter um jardim cheio de plantas.

- Plantas trepadeiras - As plantas trepadeiras podem ser usadas para vários efeitos e são particularmente úteis em espaços exteriores pequenos.

- Bambus - São elemento essencial em jardins orientais, dos mais tradicionais aos mais modernos, mas também têm um lugar assegurado nos outros tipos de jardins.

Dicas práticas:

- Antes de tudo recicle. Procure em casa, no sotão, na garagem, na arrecadação o que já não usa mas que não teve coragem de se desfazer. Veja o que pode aproveitar para utilizar no exterior mas que seja de acordo com a decoração que pretende utilizar.

- Tem um um conjunto de mobiliário em plástico branco? Então basta comprar uma lata de tinta apropriada para este tipo de material e pintar as cadeiras e mesas, tudo a seu gosto. O seu jardim, varanda ou terraço vão ganhar uma nova decoração.

- E se tiver um talento escondido experimente alguns pormenores mais arrojados como pode por exemplo pintar uma de cada cor ou se não tiver jeito para uma pintura mais detalha experimente aplicar um stencil ou autocolante.

- Se tiver mobiliário em madeira ou ferro, poderá também optar pela solução da pintura.

- Uma cama de rede também poderá dar um toque ao seu jardim, terraço ou varanda.

- Utilize tecidos, faça umas almofadas grandes e até pode encostar à parede e servir para sentar. São práticas e ficam bem em qualquer espaço.

- A iluminação também pode ser pensada por si. Não faltam suportes e velas de todos os tamanhos e formatos. Elas são perfeitas para decorar ao seu gosto. Mas pode também optar por lanternas, lamparinas, candelabros ou mesmo candeeiros de pé e/ou de mesa.

- Tem objectos guardados na arrecadação que não sabe o que fazer com eles? Um chapéu de palha, uma gaiola de passáros, ou um regador?  Estes e outros, podem servir como elementos decorativos.

- Utilize tinta em spray para reformar cadeiras em verga, pintando-lhes de branco, amarelo, azul ou preto.

- Um tapete colorido transforma, imediatamente, um espaço exterior num ambiente familiar e aconchegante. Utilize um que possa ir à máquina de lavar.

- E aqueles lenços ou tecidos que tanto gosta, veja se ficam bem a tapar uma cadeira, um sofá ou até um abajour. Dê o seu toque pessoal.