CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Arquitectura

 

 

Como seria o Convento do Carmo, em Lisboa, antes do terramoto de 1755?

23 de dezembro de 2021

 A Heritage Within (HWITHIN) desenvolveu uma abordagem inovadora para apresentar edifícios e ruínas arqueológicas. O projecto pretende obter uma reconstrução completa em 3D de monumentos antigos, incluindo o exterior e o interior dos seus elementos construtivos. O modelo 3D completo final é implementado numa aplicação de realidade aumentada para oferecer uma visualização única destes elementos numa base quase pedra por pedra.

O Convento do Carmo, em Lisboa, o antigo convento da Ordem dos Carmelitas da Antiga Observância pérola do Gótico na capital, sobranceiro ao Rossio, e que ficou amplamente destruído a quando do terramoto de 1755, foi um dos primeiros monumentos no mundo a conhecer a nova técnica de “reconstrução” desenvolvida pela  Heritage Within.

Depois de dois anos de trabalho de uma vasta e diversificada equipa que integrou arquitectos, engenheiros civis, arqueólogos, historiadores de arte e geofísicos oriundos de vários países é possível hoje observarmos através da plataforma da HWITHIN e da aplicação de realidade virtual aumentada que podemos ver o antigo convento em três dimensões, sem sair do computador.

O HWITHIN é coordenado pela Escola de Engenharia da Universidade do Minho, em parceria com o Conselho Nacional de Investigação de Espanha (CSIC), a Universidade Politécnica de Madrid e o Conselho Nacional de Investigação de Itália, tendo financiamento do Programa Europa Criativa, da União Europeia.

Veja o Vídeo AQUI