CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Arquitectura

 

Como se constrói uma casa capaz de salvar o mundo?

13 de dezembro de 2019

Trata-se de um desafio lançado pela Secção Regional Sul da Ordem dos Arquitectos (SRSOA), a crianças e jovens entre 6 e 15 anos de idade e decorre nos próximos dias 18 e 19 de Dezembro, na sede da Ordem dos Arquitectos.

A SRSOA convida os mais jovens a pôr as mãos à obra por um planeta mais sustentável. Com o futuro da Terra ameaçado pelas alterações climatéricas, a poluição, a extinção de espécies e, nuns casos, a pobreza, noutros, o excesso o excesso de recursos, cabe aos pequenos arquitectos conceberem uma casa para salvar o planeta.

A oficina de arquitectura e ilustração, “Uma casa para salvar o planeta”, marca a agenda da época natalícia na Secção Regional Sul da Ordem dos Arquitectos e destina-se a crianças e jovens entre 6 e 15 anos de idade. Decorre nos próximos dias 18 e 19 de Dezembro, em período de férias escolares. A actividade vai acontecer sob orientação do colectivo Super Arquitecto.

Perante cenários diferentes, consoante coordenadas geográficas específicas e em grupo, os participantes são desafiados a responderem a questões como: De que materiais é feita a sua casa? Como se integra e que funções tem no lugar onde está localizada? Que forma tem? Como é possível a sua apropriação? Que pontos de vista para o mundo abre?

Com esta actividade, a Secção Regional Sul pretende criar um espaço de reflexão e de discussão sobre alguns dos problemas ambientais que afectam o planeta e o papel da Arquitectura no mundo, estimulando a criatividade, a exploração de soluções arquitectónicas inovadoras e o questionamento sobre formas novas e antigas de viver em harmonia com a Terra.

Os ateliers criativos, destinados ao público infantil e juvenil, decorrem desde 2017 e inserem-se num programa mais vasto lançado pela Secção Regional do Sul, PuEmA -Por UmaEducação em Arquitectura, que será, a partir do próximo ano lectivo, implementado num conjunto de escolas da zona de abrangência geográfica da Secção Regional Sul. Numa altura em que os currículos escolares ganham autonomia e flexibilidade, este projecto pretende levar a Arquitectura ao Ensino Básico, com o objectivo de educar para a valorização do papel do Arquitecto na sociedade.

No início de 2019, a Secção Regional Sul da Ordem dos Arquitectos promoveu o 1º Seminário sobre Educação em Arquitectura, que mobilizou especialistas nacionais e internacionais (arquitectos, professores, educadores, artistas bem como, crianças, jovens e famílias) para uma reflexão conjunta sobre as temáticas da Educação em Arquitectura. O programa incluiu conferências sobre temas como a importância do espaço escolar, serviços educativos de várias instituições, a intervenção nos espaços públicos, entre outros.