CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Arquitectura

 

Carrilho da Graça lança TC Cuadernos 1995-2022

2 de maio de 2022

João Luís Carrilho da Graça é reconhecido essencialmente pela dimensão territorial, radical e ainda artística da sua obra. Uma arquitectura que define como “possibilidade artística que tem sempre como referência a construção”.

Este número monográfico da TC Cuadernos, com 446 páginas, editada pela TC Cuadernos, pretende observar a sua produção incidindo nesse aspecto menos estudado da sua obra. Esta edição percorre as suas principais obras realizadas desde 1995 até à actualidade.

Uma selecção de 18 obras situadas maioritariamente em Portugal, e onde o contexto construtivo permite, no entanto, trabalhar numa escala pequena e com grande proximidade, permitindo desenvolver essa sensibilidade construtiva, que aqui é representada através de desenhos, detalhes construtivos e fotografias.

Ao longo das suas páginas descobrimos as diferentes sensibilidades que integram a ampla trajectória de Carrilho da Graça. A sua sensibilidade estrutural, com a defesa de propostas arriscadas, e também a sua sensibilidade em relação ao património nas suas diferentes intervenções. Destaca também a sua defesa da autonomia do arquitecto, a incorporação ou criação de materiais que vão para além das soluções disponíveis no mercado, e assim responder à problemática de cada projecto.