CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Arquitectura

 

Carlos Dias Coelho continua como presidente da Faculdade de Arquitectura da Universidade de Lisboa

14 de setembro de 2021

Carlos Dias Coelho, arquiteto e professor universitário, foi reeleito para o cargo de presidente da Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa. Após a audição pública do programa eleitoral, o Conselho de Escola elegeu novamente o Professor para um novo mandato, que decorrerá no biénio 2021-2023.

Carlos Dias Coelho, licenciou-se em Arquitectura em 1984, pela Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa, onde também se doutorou em Planeamento Urbanístico em 2002, com a tese intitulada “A Complexidade dos Traçados”.

Desde 1988, que é docente de Projecto da área de urbanismo da Faculdade de Arquitectura (que em 2013 integrou a atual Universidade de Lisboa), onde coordena uma equipa de investigação sobre a temática da Forma Urbana. É desde 2008 professor visitante da École Supérieure d’ Architecture Paris-La Villette e Fellow da Tokyo University.

Com diversos trabalhos distinguidos, entre quais se destaca o Premio José de Figueiredo 2008, conferido pela Academia Nacional de Belas Artes, o Prémio Internacional Inácio de Lecea 2007/2008, conferido pelo Public Art and Urban Design Observatory da Universitat de Barcelona e a Distinção por Mérito, conferida pelo reitor da Universidade Técnica de Lisboa em 2009. Coordenou variados projectos editoriais, destacando-se o da “Praça em Portugal – Inventário Morfológico”, obra em quatro volumes publicada pela Direcção-Geral do Ordenamento do Território e Desenvolvimento Urbano, os primeiros dois volumes da colecção "Cadernos de Morfologia Urbana e “Estudos sobre a cidade portuguesa", publicados pela Argumentum.

A Faculdade de Arquitectura da Universidade de Lisboa tem sido responsável pela formação de vários profissionais de renome como é o caso dos arquitectos João Luís Carrilho da Graça, Manuel e Francisco Aires Mateus, Gonçalo Byrne, entre muitos outros. Também no design contou com nomes de relevo de que são exemplo Daciano da Costa, José Brandão e Eduardo Afonso Dias.