CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Arquitectura

 

 

3ª edição Open House Porto

21 de março de 2017

A arquitectura voltará a estar de portas abertas a 1 e 2 de julho 2017, nas cidades do Porto, Gaia e Matosinhos.Depois do sucesso das duas primeiras edições, com 11 000 visitas realizadas em 2015 e 30 000 em 2016, a 3.ª edição do Open House Porto já tem data marcada. Nos dias 01 e 02 de Julho um vasto conjunto de espaços do Porto, de Gaia e de Matosinhos vão abrir as suas portas, mostrando a excelência do património arquitectónico das três cidades. Para esta edição está previsto um roteiro com 60 espaços, mais nove do que a edição anterior.

 

Trienal de Arquitectura de Lisboa: parceira institucional

Organizado e produzido em exclusivo pela Casa da Arquitectura-Centro Português de Arquitectura, o Open House Porto 2017 é comissariado pelos arquitectos Paula Santos e Ivo Poças Martins.  A Trienal de Arquitectura de Lisboa, coprodutora nas duas primeiras edições ficará, a partir desta edição, associada ao evento enquanto Parceira Institucional.  

O evento – um dos momentos culturais mais significativos do ano - conta com a parceria estratégica da Câmara Municipal do Porto, e a colaboração das câmaras municipais de Gaia e de Matosinhos

Na edição deste ano, o roteiro definido por Paula Santos e Ivo Poças Martins proporá uma nova abordagem para a descoberta de lugares e espaços "que, no seu conjunto, peça a peça, transformam o contexto urbano onde se inserem".

A par com o roteiro definido pelos comissários, decorrerá, à semelhança da edição anterior, um conjunto de acções paralelas denominadas "Programa Plus" que voltará a apostar, entre outros momentos, na dinamização de visitas que pretendem valorizar a acessibilidade, a inclusão e as famílias.

 

Quem são os comissários

Paula Santos é arquitecta, licenciada pela Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP). Foi professora de projecto na Universidade Lusíada de 1997 a 2006, e Professora convidada do Departamento de Arquitectura da FCT da Universidade de Coimbra, de 2008 a 2013. Constituiu escritório próprio e a empresa paula santos-arquitectura lda, em 1998, no Porto, tendo obtido o primeiro prémio em diversos Concursos Públicos e por convite.

Ivo Poças Martins é arquitecto, licenciado e investigador pela Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP). Paralelamente à investigação académica tem mantido, desde 2003, a actividade de projeto no escritório Ivo Poças Martins e Matilde Seabra, arquitectos. É fundador e coeditor do fanzine Friendly Fire de arquitectura e cultura urbana.

 

Vídeo OHP'2016 veja aqui:

https://vimeo.com/208674977