Logo Diário Imobiliário
CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
JPS Group 2024Porta da Frente
Arquitectura
Arquitecto Gonçalo Byrne distinguido com Medalha de Honra da Cidade de Lisboa

Foto CML

Arquitecto Gonçalo Byrne distinguido com Medalha de Honra da Cidade de Lisboa

6 de novembro de 2024

O arquitecto Gonçalo Byrne foi ontem agraciado pelo município de Lisboa com a Medalha de Honra da Cidade. Segundo o presidente do município da capital, Carlos Moedas, Byrne, “arquitecto, pensador e cidadão”, “mudou o rosto de Lisboa”.

Carlos Moedas sustentou que a entrega desta medalha constitui “um acto de elementar justiça”, por distinguir “alguém cujo percurso de vida se sentiu de forma concreta em Lisboa e na vida dos lisboetas”.

“É um prémio que me dá muita honra porque esta é a minha cidade desde sempre, onde eu vivi e que me habituei a viver intensamente”, afirmou por sua vez Gonçalo Byrne, declarando-se “infinitamente agradecido por esta condecoração”. “Nunca sonharia que isto me poderia acontecer, mas uma vez que acontece, muitíssimo obrigado”, rematou o arquitecto.

A atribuição da Medalha de Honra da Cidade foi aprovada por unanimidade em reunião camarária, por proposta de Carlos Moedas. Nessa proposta diz-se sobre Gonçalo Byrne que “a sua relação com a cidade de Lisboa espelha o seu percurso profissional, elegendo-a, sistematicamente, como simultâneo objecto de fascínio e de estudo”.

Entre as várias intervenções do arquitecto em Lisboa encontram-se, como se destaca nessa proposta, “o icónico Complexo Residencial ‘Pantera Cor-de-Rosa’ (em coautoria com António Reis Cabrita); a reabilitação do Quarteirão “Império” no Chiado, associada à reestruturação e regeneração urbana desta importante área da cidade; as várias instalações para os Campus Universitários; ou, mais recentemente, a Requalificação da Sede do Banco de Portugal (em coautoria com João Pedro Falcão de Campos) e a Requalificação do Teatro Thalia (juntamente com Barbas Lopes Arquitectos)”.

Recorde-se que Gonçalo Byrne já havia sido condecorado pela Presidência da República com os títulos de Grande-Oficial da Ordem do Infante D. Henrique (1995) e a Grande Ordem de Sant´lago da Espada (2006).


ISEG - Foto de Manuelvbotelho em Wikimedia


Torre APL - Foto de Cristovaob Wikimedia