CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

LX Factory

Arié e Europi adquirem o Lx Factory a um fundo gerido pela Keyes Reim

9 de agosto de 2022

O Lx Factory foi adquirido por uma joint venture entre o Grupo Arié e o Europi Property Group, num processo de investimento gerido pela Bedrock Capital, não tendo o montante da transação sido divulgado.

O vendedor, um fundo gerido pela Keyes Reim, uma gestora de activos francesa, detinha a propriedade e a gestão do Lx Factory desde 2017.

A Arié, a Europi e a Bedrock pretendem manter a identidade e património cultural únicos do Lx Factory, o qual continuará a destinar-se a escritórios, retalho e restauração, bem como a manutenção do seu look & feel industrial. Estão a ser desenvolvidos planos para reabilitação gradual dos espaços e introdução de melhorias ao nível das zonas exteriores e da organização do trânsito automóvel.

A estratégia de aquisição insere-se no actual contexto de regeneração urbana em Alcântara, a qual conta já com o novo Hospital CUF Tejo, e para a qual está previsto para os próximos anos o desenvolvimento de diversos projectos de escritórios e residenciais, bem como de uma escola internacional.

Os compradores foram assessorados pela Morais Leitão, CBRE, EY e Howden M&A. O vendedor foi assessorado pela Garrigues.

Segundo João Tenreiro Gonçalves, Executive Partner da Bedrock Capital, “é com grande satisfação que anunciamos a aquisição deste empreendimento, numa parceria entre o Grupo Arié e o Europi Property Group. O Lx Factory apresenta uma oferta única de espaços de retalho, escritórios, restaurantes e eventos/culturais, sendo simultâneamente um dos mais populares destinos turísticos da cidade de Lisboa. Estamos convictos de que o Lx Factory irá beneficiar de forma muito significativa dos projectos residenciais e de escritórios previstos para esta zona de Alcântara, bem como da melhoria prevista das assessibilidades, como a futura estação de metro e a ponte pedonal que permitirá um acesso directo ao rio”.

Também Jonathan Willén, CEO da Europi, salienta que, “estamos muito satisfeitos por adquirir o Lx Factory, um activo único e emblemático no coração de Alcântara, uma das zonas mais dinâmicas da cidade de Lisboa, em conjunto com os nossos parceiros Arié e Bedrock. É nossa intenção investir nos edifícios existentes e expandir a oferta de serviços. Esta aquisição demonstra o nosso compromisso em investir em Portugal, onde ao longo dos últimos 12 meses já construímos um portfolio de 10 ativos logísticos com uma área total de cerca de 150.000 m2. Estamos a assistir a um forte crescimento e a tendências demográficas favoráveis nas cidades de Lisboa e do Porto, as quais se estão a tornar destinos preferenciais para diversas empresas internacionais. Fatores como a abundância de talento em Portugal, o custo de vida acessível e o clima favorável têm vindo a contribuir de forma decisiva para tal evolução. Estamos particularmente entusiasmados em expandir a nossa parceria com a Bedrock Capital e com o Grupo Arié”.

Nabil El Fahli, CIO of Keyes Reim, adianta ainda que, “com a aquisição do LX Factory em 2017, a Keys foi capaz de anticipar e identificar as forças deste ambicioso complexo imobiliário. Este local tornou-se num verdadeiro hub creativo e reflecte a convicção da Keys em projectos mixed-use e de promoção concebidos para oferecer uma experiência local única. Em linha com a estratégia do fundo, a venda do LX Factory permite a cristalização da estratégia de gestão para os ativos implementada desde a sua aquisição”.