CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

Valor das unidades em fundos de investimento atinge em Junho máximo desde 2008 – BdP

12 de agosto de 2021

O valor líquido das unidades de participação emitidas pelos fundos de investimento era, no final de Junho, de 31,9 mil milhões de euros, o valor mais alto registado desde Junho de 2008, disse hoje o Banco de Portugal - BdP.

Numa nota, a instituição indicou que se verificou “um aumento de 1,4 mil milhões de euros de unidades de participação emitidas face a março de 2021”, sendo que este aumento “foi principalmente justificado por fundos de obrigações, fundos de ações e fundos mistos, que cresceram 516 milhões de euros, 446 milhões de euros e 418 milhões de euros, respetivamente”.

O BdP referiu ainda que “a subida verificada nestas tipologias de fundos contribuiu para a redução do peso dos fundos imobiliários no total do setor”.

De acordo com a instituição, os particulares são detentores de 53% do total das unidades de participação emitidas e “mantiveram-se como o principal setor investidor em fundos de investimento”, sendo que, “no segundo trimestre de 2021, registou-se um aumento de 1,3 mil milhões de euros na carteira dos particulares, o que contribuiu para um aumento de 4,2 mil milhões de euros face ao período homólogo”.

LUSA/DI