CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

UCI adere às Etiquetas de Hipoteca com Eficiência Energética

27 de abril de 2021

A UCI – União de Créditos Imobiliários, especialista em crédito habitação green e membro da Energy Efficient Mortgages Initiative, tornou-se a primeira instituição financeira na Península Ibérica a aderir às Etiquetas de Hipoteca com Eficiência Energética (EEML) ou Energy Efficient Mortgage Label, pela sua sigla em inglês.

Trata-se de um rótulo que certificará que o crédito habitação green e as soluções de financiamento sustentável da UCI cumprem os mais rigorosos critérios de cuidado ambiental.

A renovação até 2050 do parque imobiliário existente é um desafio importante e sem precedentes para a Europa. Neste contexto, a European Mortgage Federation, que representa as instituições financeiras europeias, lançou a EEML no âmbito da Energy Efficient Mortgages Initiative como uma resposta concreta à necessidade urgente de reduzir as emissões de gases com efeito de estufa, uma vez que os edifícios são responsáveis por 40% do consumo de energia da UE. A EEML visa mobilizar os mercados de capitais e implementar as melhores práticas ESG (Environment, Sustainability and Governance) no sector financeiro, em apoio aos objectivos da Estratégia para uma Vaga de Renovação e do Green Deal da Comissão Europeia.

Segundo Roberto Colomer, CEO do Grupo UCI, "a Europa tem pela frente um desafio fundamental que deve ser apoiado por todos, administrações, cidadãos e empresas, para ser ainda mais ecológica e digital. Na UCI queremos contribuir para este desígnio, pelo que temos vindo a desenvolver soluções de financiamento orientadas para a melhoria energética do parque imobiliário, contribuindo assim para a redução das emissões de gases com efeito de estufa do setor imobiliário residencial".

Esta adesão à Etiqueta de Hipoteca com Eficiência Energética da European Mortgage Federation surge depois de em 2020 a UCI colocado no mercado o RMBS Green Belém 1, o primeiro dos fundos da UCI a ostentar a certificação verde da Sustainalytics, operação que venceu este ano o prémio Sustainable Finance nos Euronext Lisbon Awards. Já este ano a UCI lançou uma solução ‘Aquisição + Obras’ com condições especiais de financiamento para clientes que adquiram uma casa e realizem obras que resultem numa melhoria de 30% da eficiência energética, procurando assim estimular e incentivar o mercado a contribuir para a melhoria do parque imobiliário em Portugal.

A implementação do EEML torna possível identificar créditos verdes de forma mais transparente e canalizar mais capital privado para a melhoria da eficiência energética dos bens imobiliários e da construção sustentável. É um selo de qualidade claro e transparente para consumidores, mutuantes e investidores, que visa identificar hipotecas energeticamente eficientes nas carteiras das instituições de crédito, que se destinam a financiar a compra/construção e/ou renovação de edifícios residenciais (unifamiliares e multifamiliares) e comerciais, com enfoque no desempenho energético dos edifícios.

O Selo pretende ainda mudar a forma como o financiamento sustentável é visto na Europa. A EEML fornece informação sobre carteiras de empréstimos energeticamente eficientes como ativos a serem incluídos em obrigações verdes, permite uma melhor avaliação e monitorização do seu desempenho financeiro em relação a alternativas e proporciona maior transparência no que diz respeito aos riscos climáticos e à resiliência.