CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Sustentabilidade

 

 

 

 

Sintra: Parque Municipal Florestal da Serra da Carregueira vai arrancar

6 de agosto de 2020

O executivo da Câmara Municipal de Sintra, o segundo município mais populoso do país, aprovou a abertura de concurso público para empreitada de execução do Parque Municipal Florestal da Serra da Carregueira Sub-Fase 1, que representa um investimento de 1 milhão e 625 mil euros.

A Serra da Carregueira é uma das manchas verdes de maior expressão no concelho que, na opinião da câmara, “urge conservar e cujo uso deverá ser potenciado de forma a garantir o usufruto e a protecção dos recursos naturais deste lugar.

A Câmara de Sintra, recorde-se, aprovou em 2015 a versão final do Plano de Urbanização da Serra da Carregueira (PUSC), que prevê um parque urbano de 195 hectares o que constituirá a segunda maior mancha florestal do município.

 

Um continuo verde

O presidente da autarquia Basílio Horta (PS) lembrou que “este é um projecto do arquitecto Sidónio Pardal, desenvolvido num conceito sustentável e participado”. O presidente da Câmara Municipal de Sintra afirmou que o futuro Parque Municipal Florestal, “pretende salvaguardar e valorizar as pré-existências da paisagem natural, como árvores, muros, ruínas ou caminhos”.

O parque irá promover os percursos da natureza, espaços de ócio e lazer, de contemplação e desporto e encontra-se integrado na Estrutura Ecológica Municipal e enquadrado no Eixo Verde Azul.

Segundo o executivo autárquico sintrense, “a implementação desta fase do projecto é de vital importância para garantir o contínuo verde municipal pelo estabelecimento de um percurso pedonal/ciclável que dá continuidade ao eixo Verde Azul, num percurso de cerca de 3 km que promove a ligação entre o aglomerado urbano e o Belas Clube de Campo e simultaneamente a estruturação urbana, pelo que deverá ter como resultados o reforço do carácter identitário do lugar como centralidade verde principal, pela beneficiação dos espaços verdes colectivos, de estadia e circulação pedonal e pela requalificação das margens da Ribeira de Belas (que o atravessa), garantindo a diminuição de cheias”.

A empreitada tem o prazo de execução de 12 meses para a execução e de 24 meses para a manutenção dos espaços verdes.