CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Sustentabilidade

 

Seixal já tem Carta de Qualidade do Ar

26 de novembro de 2020

As conclusões do estudo da Carta de Qualidade do Ar do Município do Seixal, elaboradas pelo Departamento de Ambiente e Ordenamento da Universidade de Aveiro, vão ser apresentadas no próximo sábado, dia 28, pelas 9 horas. A sessão online apresentará em detalhe as grandes conclusões do estudo, promovido e financiado pela Câmara Municipal do Seixal e “motivado pela necessidade de obter mais informação sobre o ar que se respira na área do município, de forma que a autarquia consiga intervir nas áreas da sua competência, mas também para pressionar as entidades competentes em matéria de qualidade do ar, informando a população que se tem mostrado preocupada com estas questões, em particular sobre a poluição causada pela Siderurgia Nacional, no Seixal”- refere o executivo municipal.

"Os temas ambientais estão no topo das nossas prioridades, pelo que decidimos avançar com este estudo, que permitirá dar uma resposta tecnicamente sustentada às questões e preocupações que são levantadas pelos nossos munícipes, e agir no sentido da sua resolução" - salienta o presidente da autarquia da margem sul, Joaquim Santos (PCP).

A Carta da Qualidade do Ar inclui a caracterização das fontes de poluição atmosféricas fixas e móveis e o mapeamento das principais fontes de emissão de poluentes para a atmosfera e dos níveis da qualidade do ar, focando a sua análise nos poluentes atmosféricos legislados para a protecção do ambiente e da saúde humana, bem como a disponibilização dessa informação à população.

Esta sessão do Fórum Seixal + contará com as intervenções do presidente da Câmara Municipal do Seixal, Joaquim Santos, e de Joaquim Tavares, vereador do pelouro do Ambiente. O projecto será apresentado pelo professor Carlos Borrego, da Universidade de Aveiro.