CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Sustentabilidade

 

Guimarães investe 3 milhões de euros na reabilitação energética de habitação social

22 de abril de 2021

A câmara de Guimarães vai investir três milhões de euros na reabilitação energética de edifícios de habitação social com o objectivo de diminuir a "flutuação de temperatura" nos interiores, diminuindo os consumos de energia, foi hoje anunciado.

A autarquia do distrito de Braga refere, em comunicado, que os edifícios intervencionados serão os dos lotes da Habitação Social de Azurém, de Coradeiras, de Urgezes e de Mataduços, e que a obra compreende o "isolamento térmico das paredes exteriores, a substituição das caixilharias existentes por novas com vidro duplo, assim como isolamento térmico e revisão das impermeabilizações das coberturas".

Os edifícios serão ainda providos de colectores solares térmicos, para aquecimento das águas sanitárias, contribuindo para a diminuição dos consumos energéticos. As habitações sociais de Azurém e Urgezes serão ainda providas de sistemas solares fotovoltaicos, por forma a abastecer electricamente as zonas comuns dos edificios.

A intervenção terá o valor de 2.960.000 euros (mais IVA) e terá uma comparticipação financeira do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional no valor de 1.952.660 euros.

"Pretende-se uma menor flutuação das temperaturas interiores das edificações, tanto de Inverno como de Verão, diminuindo os consumos energéticos para aquecimento e arrefecimento dos espaços", explica no texto a autarquia.