CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Sustentabilidade

 

Gebalis associa-se à Agência de Energia e Ambiente de Lisboa

14 de julho de 2022

A Gebalis a empresa municipal de Lisboa responsável pela gestão do arrendamento de habitação municipal tornou-se associada da Lisboa E-Nova.

Segundo a Gebalis, a associação com a Lisboa E-Nova propicia a agilidade na formação de parcerias de interesse para todas as partes envolvidas. Nomeadamente a favor de uma melhor gestão do património e de potenciais intervenções de melhoria para a qualidade de vida dos residentes em habitação camarária.

"Assim, por um lado, e em conjunto com as 22 entidades que pertencem à Lisboa E-Nova, a Gebalis alia-se ao compromisso de contribuir para a concretização da transição verde e energética na cidade. E, por outro lado, elenca-se a possibilidade de intervenção da Gebalis, de forma ainda mais articulada e sustentada técnica e cientificamente, em parceria directa com os principais operadores urbanos em áreas como fornecimento de bens essenciais, transportes e mobilidade, cultura, banca, tecnologia e ciência. Nesse sentido e, sendo agora a Gebalis membro associado da Lisboa E-Nova, iniciativas como o programa Lotes ComVida e o Rock the House incorporam o plano de colaboração agora formalizado", refere em comunicado.

O Lotes ComVida, cuja acção teve início em 2019, é uma iniciativa que tem como objectivo principal a capacitação de residentes e de entidades locais na organização e gestão integrada dos lotes, potenciando a proximidade com as equipas profissionais presentes nos territórios, e facilitando o trabalho directo com as famílias na relação entre a Gebalis e os arrendatários. Já o programa Rock The House, também implementado a partir de 2019, deu continuidade à promoção de competências ao nível da gestão doméstica, literacia financeira e educação ambiental dos residentes em habitação municipal sob gestão da Gebalis, o que contribui para a coesão social através da promoção pública de habitação, assim como, para uma maior sustentabilidade

Esta adesão da Gebalis à Lisboa E-Nova vem reforçar a colaboração técnica a programas de reabilitação da empresa municipal, incluindo o programa “Aqui há mais bairro”, em fase de finalização, assim como imprimir regularidade de apoio na elaboração de candidaturas a cofinanciamentos com participação da Gebalis, no âmbito da Eficiência Energética. Além disso, prevê-se maior agilidade na articulação e no planeamento de intervenções com as restantes entidades associadas.