CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Sustentabilidade

 

Corticeira Amorim vence Prémio de Sustentabilidade da revista World Finance

27 de julho de 2020

A Corticeira Amorim é a grande vencedora da categoria "Wine products industry" dos Prémios de Sustentabilidade da revista World Finance, pelo segundo ano consecutivo.

A empresa portuguesa é, assim, reconhecida pelos princípios e práticas de desenvolvimento sustentável implementados ao longo de toda a sua cadeia de operações, dando origem a um vasto portfólio de produtos e soluções de superior performance técnica e credenciais de sustentabilidade.

São disso claro exemplo as rolhas de cortiça Amorim, cujo balanço de carbono pode atingir -309 gCO2eq na rolha natural e -562 gCO2eq na rolha de vinho para espumante quando considerado o sequestro da floresta de sobro. Estes resultados, apurados em recentes estudos conduzidos pela EY, permitem concluir que a rolha de cortiça contribui de forma relevante para a descarbonização da indústria do vinho. Tendo presente a produção anual de 5,5 mil milhões de rolhas Amorim, dir-se-á que representa um impacto com repercussões a nível mundial.

António Rios de Amorim, Presidente e CEO da Corticeira Amorim, manifesta uma enorme "satisfação pelo prémio que testemunha o nosso compromisso colectivo com a sustentabilidade, em particular no segmento mais representativo do nosso negócio – a rolha de cortiça". E sublinha "que temos de crescer garantindo a segurança e o bem-estar de todos, a gestão eficiente dos recursos naturais, a protecção do equilíbrio dos ecossistemas e a circularidade dos processos e da economia, rumo a um modelo de desenvolvimento sustentável e a uma sociedade mais coesa, consciente e preparada para enfrentar com ambição, determinação e tenacidade os desafios vindouros".

Através dos Prémios de Sustentabilidade são premiadas empresas que demonstraram um compromisso assinalável com o desenvolvimento sustentável, destacando-se aqueles que, como refere a World Finance, "fizeram um esforço extra para integrar valores financeiros, sociais e de governança (ESG) em diferentes áreas do negócio. "

Ainda de acordo com a World Finance, a Corticeira Amorim "foi premiada pelo seu compromisso de longa data com a produção de relatórios de âmbito ambiental, social, de governação e de Investidores Socialmente Responsáveis, pelo seu alinhamento com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, a sua gerência responsável da oferta, a sua certificação pela FSC e o seu compromisso contínuo com investigação e desenvolvimento. O júri internacional levou em consideração os esforços de investimento na silvicultura sustentável através da preservação da terra e a biodiversidade com a colheita cíclica da cortiça sem danificar as árvores, além de cuidarem do bem-estar dos trabalhadores."

A Corticeira Amorim, o maior grupo de transformação de cortiça do mundo que labora ininterruptamente desde 1870.