CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Sustentabilidade

 

Ambiente: Ano Europeu do Transporte  Ferroviário é lançado hoje

29 de março de 2021

O Ano Europeu do Transporte Ferroviário é lançado hoje pela presidência portuguesa do Conselho da União Europeia (UE) e pretende destacar a ferrovia como "instrumento fundamental" para atingir as metas do Pacto Ecológico Europeu.

O objetivo é afirmado pelo secretário de Estado das Infraestruturas, Jorge Delgado que, em declarações à Lusa, reforça o "compromisso" da ferrovia de contribuir para atingir a neutralidade carbónica até 2050.

É uma "feliz coincidência" acontecer durante a presidência portuguesa, diz, apontando os investimentos em infraestruturas ferroviárias que Portugal tem em curso, que "ascendem a mais de dois mil milhões de euros", e os 10 mil milhões do Plano Nacional de Investimentos 2020-2030 destinados à ferrovia, designadamente à recuperação de comboios, "já muito visível com a abertura da oficina [da Comboios de Portugal] de Guifões".

A escolha de 2021 resulta "de um crescendo da importância que este tema assume na sociedade internacional", havendo já um discurso "unânime", fundamentado nos dados existentes e conjugado com factores como a "sustentabilidade ambiental", o "conforto", a "eficácia", a "segurança para as pessoas" e o "contributo para a economia".

 

Transporte amigo do Ambiente

O comboio "é, de facto, um transporte verde e sustentável”, frisa, notando que “grande parte da ferrovia, hoje, está electrificada, e a que não está, está em processo de electrificação por toda a Europa”o que permite que emita "muito menos CO2 [dióxido de carbono] do que qualquer outro transporte”.

Em relação ao transporte de mercadorias, Jorge Delgado considera que "urge fazer alguma adaptação e transformação global", a fim de aumentar significativamente "a utilização do transporte ferroviário, que permitirá às empresas muito maior competitividade com custos mais controlados".

O ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, e a comissária europeia para os Transportes, Adina Vălean, farão a abertura do lançamento do Ano da Ferrovia, que contará no encerramento com a comissária europeia da Coesão e Reformas, Elisa Ferreira.

Lusa/DI