CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

Setúbal vai reabilitar Casa de Luisa Todi

9 de maio de 2022

O município de Setúbal vai reabilitar a casa onde nasceu Luísa Todi, a mais célebre cantora lírica portuguesa.

A diva ali terá vivido os primeiros anos de sua vida, “numa casa situada no típico bairro de Tróino, zona onde vivem muitos pescadores da cidade, na actual Rua da Brasileira, que então se chamava Rua de Coina”.

A Câmara de Setúbal adquiriu o imóvel em 2004 com a finalidade de nela instalar um museu, núcleo documental, e auditório. Mas, até agora, o projecto não se concretizou.

A casa é muito muito simples e vale pelo seu “interesse memorial”. Trata-se de um pequeno prédio setecentista, com dois pisos e sótão, e uma estreita varanda com guarda de ferro forjado estilo arte nova no primeiro piso.

O presidente da autarquia, André Martins, referiu este fim-de-semana que, “depois de uma fase de requalificação de grandes equipamentos como o Forte de Albarquel e o Convento de Jesus, é agora a vez de criar as condições para que vários agentes que promovem e divulgam as artes e a cultura setubalense possam ter acesso a melhores condições para desenvolverem a sua actividade, designadamente em matéria de instalações”.

André Martins acrescenta que, “progressivamente, o concelho de Setúbal estará ao mais alto nível de referência na área da cultura e do desporto, no que é a concretização da ideia de continuar a construir mais cidade, mais Setúbal.”