CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

Seixal: “Mais Um Natal sem Hospital …”

17 de dezembro de 2021

A autarquia da margem sul da Área Metropolitana de Lisboa realiza amanhã, 18 de Dezembro, no Pavilhão Desportivo Municipal Leonel Fernandes, “Mais Um Natal sem Hospital do Seixal” para “afirmar ao Governo a urgente necessidade de construção do Hospital”.

O evento, a que se juntam muitos artistas, consiste, segundo a autarquia, “num momento de união, luta e solidariedade, ao qual se juntam artistas locais e nacionais, para levarem a cabo um espectáculo musical único”. O principal objectivo visa reforçar a reivindicação da população, da Comissão de Utentes de Saúde do Concelho do Seixal, dos órgãos autárquicos e da plataforma Juntos pelo Hospital para a necessidade da construção, no imediato, de um hospital no concelho do Seixal.

 

Uma promessa de … 2009!

O presidente da Câmara Municipal do Seixal, Joaquim Santos (CDU), considera que "é cada vez mais urgente a construção de um hospital no Seixal, perante a escassez de respostas na área da saúde. O Hospital Garcia de Orta, em Almada, está em ruptura e sem capacidade de resposta para a população da Margem Sul. O Governo tem de cumprir os compromissos assumidos, numa região que continua a crescer em população, e que necessita deste hospital" – sublinha o autarca.

O município lembra que o Governo se comprometeu a construir o Hospital do Seixal em 2009, mas o processo tem sido constantemente adiado. No Orçamento do Estado para 2017 foi inscrita uma verba de 10 milhões de euros para relançar o projecto e o concurso, tendo sido mesmo noticiado o seu arranque em Julho de 2017. Contudo, só em Junho de 2018, com a assinatura de uma nova adenda ao acordo inicial, em que a Câmara Municipal do Seixal assumiu os custos da construção das acessibilidades (3 milhões de euros), foi lançado o novo concurso, que até hoje não foi ainda concluído.

A iniciativa Mais Um Natal sem Hospital do Seixal, criada em 2007, visa assim relembrar, ano após ano, esta luta por um equipamento que possa servir os cerca de 500 mil habitantes dos concelhos do Seixal, Sesimbra e Almada que apenas têm como opção o Hospital Garcia de Orta.