CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

Reitor propõe a criação de uma nova área metropolitana em Coimbra

13 de outubro de 2021

O reitor da Universidade de Coimbra (UC), Amílcar Falcão, defendeu hoje a criação de uma nova área metropolitana no país, por forma a combater o efeito “eucalipto” de Lisboa e do Porto.

“Com a acentuada bipolarização do país em duas áreas metropolitanas “eucalipto”, lesivas para as instituições democráticas e catalisadoras de populismos indesejáveis, defendo que cabe à Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra o relevante papel de dinamizar, com carácter de urgência, a criação de uma nova área metropolitana no país – a ‘Coimbra Bauhaus’”, afirmou Amílcar Falcão, que discursava durante a cerimónia da abertura solene das aulas da UC.

O reitor fez alusão ao nome da escola de arte alemã com grande influência na arquitectura ocidental, que também dá nome a uma iniciativa lançada pela Comissão Europeia – Novo Bauhaus Europeu – que procura enquadrar a transição climática com um movimento cultural e estético.

“A ‘Coimbra Bauhaus’ deverá constituir-se como sendo uma área metropolitana geneticamente inovadora, refutando a lógica de ‘escritórios’ e ‘dormitórios’, promovendo isso sim uma lógica de mobilidade inteligente, coesão territorial e sustentabilidade nas suas mais variadas vertentes”, afirmou.

Amílcar Falcão propõe “uma área metropolitana inclusiva – espelho de beleza, ciência e cultura -, centrada nas pessoas, na sua qualidade de vida e na protecção ambiental”.

Durante o seu discurso, o reitor da UC lançou também alertas para a gestão e aplicação dos diversos pacotes de financiamento europeu previstos para os próximos anos, reiterando a necessidade de um processo transparente no que toca às decisões e salientando que é necessário que o dinheiro europeu não pode servir “como argumento para o corte de financiamento estatal”.

Lusa/DI