CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

Recuperação económica estagnou mas confiança é maior - diz o INE

20 de janeiro de 2021

Os meses de Novembro e Dezembro de 2020 marcaram uma “interrupção da recuperação parcial” da actividade económica observada desde Maio, embora a confiança dos consumidores e o clima económico tenham melhorado no último mês do ano, informa o INE.

“Em Portugal, não considerando médias móveis de três meses, a informação disponível para Novembro e Dezembro revela uma interrupção da recuperação parcial da actividade económica observada desde Maio. No entanto, os indicadores de confiança dos consumidores e de clima económico aumentaram em Dezembro face ao mês anterior”, lê-se na Síntese Económica de Conjuntura do Instituto Nacional de Estatística (INE), que sintetiza um conjunto de indicadores quantitativos que refletem a evolução da economia.

Segundo o INE, “o mesmo sucedeu com os indicadores de confiança na indústria transformadora, na construção e obras públicas e, de forma ligeira, no comércio”, tendo a excepção ocorrido nos serviços, em que o indicador diminuiu.

Novembro é apontado pelo INE como tendo sido, no quarto trimestre de 2020, “o mês mais negativo para a actividade económica”.

Em 2020, o Índice de Preços no Consumidor (IPC) registou uma variação média anual nula (0,3% em 2019) e uma variação homóloga de -0,2% em Novembro e Dezembro.

Na Área Euro (AE), em Dezembro o indicador de sentimento económico da aumentou, “quase compensando” a diminuição registada em Novembro, e o indicador de confiança dos consumidores “recuperou significativamente”, após ter diminuído nos dois meses anteriores.