CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Reabilitacao

 

 

REVIVE (re)abre concurso para o Paço Real de Caxias

30 de setembro de 2019

O REVIVE – “programa que visa a recuperação de imóveis públicos de elevado valor patrimonial que não estão a ser usufruídos pelas comunidades e seus visitantes, através da realização de investimentos privados que os tornem aptos para afectação a uma actividade económica lucrativa, com vocação turística” — abriu um novo concurso público para a concessão de exploração do Paço Real de Caxias, em Oeiras.

Recorde-se que a 22 de Abril passado a Secretaria de Estado do Turismo havia aberto um primeiro concurso para aquele imóvel histórico sem que, aparentemente, tenha havido interessados ou propostas suficientemente promotedoras. A secretaria de Estdao não deu no entanto explicações para a razão de abrir um segundo concurso público. O investimento privado estimado situa-se na ordem dos 11,6 milhões de euros e a duração da concessão prevista é de cinquenta anos, com uma renda mínima anual a pagar ao Estado de 174.912 euros.

As propostas dos concorrentes devem ser apresentadas até às

23h:59m do dia 11 de Novembro próximo.

Antiga residência de férias da família Real, o imóvel encontra-se em más condições de conservação, tendo sido alvo de vandalismo e roubo de parte de alguns dos seus frisos de azulejos. Inicialmente incluía a quinta, os jardins geométricos de influência francesa e a cascata da segunda metade do século XVIII. Apenas o imóvel é dado à concessão, no entanto os possíveis hóspedes de um futuro hotel-de-charme poderão usufruir dos magníficos jardins e áreas verdes circundantes.