CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Reabilitacao

 

MatosinhosHabit apresenta propostas para as novas Áreas de Reabilitação Urbana

11 de junho de 2021

A MatosinhosHabit vai iniciar as sessões públicas de apresentação das sete novas áreas de reabilitação urbana e respectivos benefícios fiscais. Senhora da Hora, Custóias, Leça do Balio, Guifões, Perafita, Lavra e Santa Cruz do Bispo, são as freguesias onde vão ser criadas novas ARU.

Todo este processo é alavancado através das políticas urbanas de gestão territorial do município, de onde se destacam os apoios financeiros, regulamentares e fiscais.

Tiago Maia, administrador da MatosinhosHabit, salienta que "estas intervenções não se resumirão apenas à promoção da reabilitação física dos edifícios em deficiente estado de conservação, já que irão incluir também a dimensão física, integrando assim uma estratégia que valorize igualmente as vertentes histórica, funcional, económica, social, cultural e ambiental".

As sete novas ARU devem obedecer a diversos critérios previamente estabelecidos, nomeadamente coincidir o perímetro urbano do Plano Diretor Municipal com o limite exterior da ARU; excluir os terrenos livres de edificação, disponíveis para expansão urbana, situados no limite exterior da ARU; preencher com novas edificações as frentes urbanas sem construção e os terrenos livres de edificações; e excluir as áreas urbanas disponíveis a consolidar e as áreas classificadas como solo rústico.

O acompanhamento das sessões poderá ser realizado através das redes sociais Facebook e Linkedin e no website da MatosinhosHabit, existindo também a possibilidade de inscrição para assistência presencial, circunscrita ao máximo de 20 pessoas. Os interessados poderão inscrever-se através de formulário disponibilizado no website e redes sociais da MatosinhosHabit.