CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Reabilitacao

 

 

 

 

 

 

 

 

Eis os vencedores do Prémio Nacional de Reabilitação Urbana 2020

17 de setembro de 2020

Lisboa, Porto, Foz Tua e Tomar vencem Prémio Nacional de Reabilitação Urbana 2020

Foram hoje anunciados os vencedores do Prémio Nacional de Reabilitação Urbana 2020, numa cerimónia que foi transmitida online e que decorreu no edifício dos Paços do Concelho da Câmara Municipal do Porto, a cidade anfitriã da actual edição.

A edição deste ano reuniu 76 projectos a concurso oriundos de 18 concelhos de Portugal Continental e Ilhas

Lisboa recebeu o Prémio Nacional de Reabilitação Urbana nas áreas de habitação (com o empreendimento Faria Palace), turismo (The One Palácio da Anunciada, ex-aequo), reabilitação estrutural (D. Carlos I) e eficiência energética (Aguiar 84).

O Porto foi distinguido nas áreas de turismo (Hotel Tipografia do Conto, ex-aequo), comercial & serviços (Braamcamp 119) e impacto social (Super Bock Arena - Pavilhão Rosa Mota). Lisboa e Porto tiveram ainda um galardão específico para os projectos de cada cidade.

Tomar, por sua vez, acolhe a melhor intervenção de restauro (Sinagoga de Tomar e Museu Luso-Hebraico Abraão Zacuto) e Foz Tua (Carrazeda de Ansiães) a melhor intervenção inferior a 1.000 m2 com o Centro Interpretativo do Vale do Tua.

Na oitava edição desta iniciativa foi ainda distinguido com o prémio especial do Júri, o projecto de reabilitação da Escola de Midões, resultante de uma acção de responsabilidade social de várias empresas do sector imobiliário.

Coorganizado pela Vida Imobiliária e a pela Promevi, o Prémio Nacional de Reabilitação Urbana conta com o Alto Patrocínio do Governo de Portugal e o apoio da SECIL, assim como com o contributo de várias empresas do sector imobiliário e de serviços.

À excepção do prémio para o projecto com melhor eficiência energética, que é atribuído pela ADENE, os restantes vencedores foram eleitos por um júri independente que incluiu na actual edição o economista João Duque, os arquitectos João Santa-Rita e João Carlos Santos, bem como os engenheiros Manuel Reis Campos e Vasco Peixoto de Freitas.