CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

 

 

REVIVE: novo prazo para apresentação de propostas à concessão da Quinta do Paço de Valverde (Évora)

22 de maio de 2020

O Programa REVIVE, através da secretaria de Estado do Turismo anuncia que o prazo para apresentação de propostas ao concurso lançado para a concessão da Quinta do Paço de Valverde, em Évora, foi prorrogado até ao próximo dia 1 de Julho.

O concurso para a concessão de exploração do antigo paço episcopal de Évora foi lançado no dia 27 de Janeiro de 2020, com vista à realização de obras, incluindo de infraestruturas, e posterior exploração para fins turísticos como estabelecimento hoteleiro, com a classificação de quatro estrelas ou superior. O concurso prevê a duração da concessão por cinquenta anos e uma renda mínima anual 10.000 euros.

O imóvel, de Interesse Público, tem uma área bruta total de construção de 7.478 m² e o número estimado de quartos previsto para a futura unidade hoteleira, após a reabilitação e renovação do edificado, é de cerca de 95 quartos.

Quinta, com paço episcopal, cuja construção remonta ao séc. XVI situa-se perto da ribeira de Valverde, e a sua edificação deveu-se à “iniciativa da diocese eborense ou Mitra de Évora”. O Infante Dom Henrique fundou nos terrenos da quinta um convento de frades capuchos, cuja comunidade aí se instalou em 1517.

O Programa REVIVE foi lançado em 2016, pelo anterior governo socialista, e o seu âmbito prevê a abertura do património edificado público ao investimento privado para o desenvolvimento de projectos turísticos ou culturais, tendo como contrapartida por parte dos privados a quem coube a concessão a reabilitação dos imóveis históricos e o pagamento de uma renda anual ao Estado.