CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

 

 

 

 

Querido, Investi numa casa!

18 de outubro de 2019

Depois do Querido, mudei a casa! e Querido Comprei a Casa!, chega agora ao mercado imobiliário português Querido, Investi numa casa!, com o conceito de crowdfunding. A marca quer chegar à casa de cada português que gosta de imobiliário, construção e investimento.

Depois do Querido, mudei a casa! e Querido Comprei a Casa! , chega agora ao mercado imobiliário português Querido, Investi numa casa!, com o conceito de crowdfunding.  A marca quer chegar à casa de cada Português que gosta de imobiliário, construção e investimento.

A empresa afiliada da produtora do Querido Mudei a Casa! e Querido Comprei a Casa!, entra agora no mercado para operar uma plataforma de crowdfunding  imobiliário. Miguel Corujo, director de investimento da  Querido, Investi numa casa!, explica ao Diário Imobiliário que a empresa está autorizada pela CMVM – Comissão dos Mercados de Valores Mobiliários, desde Abril deste ano e possibilita o investimento de pequenos montantes em activos imobiliários “seleccionados com excelente relação  retorno-risco, tal como fazem os grandes investidores e os fundos de investimento imobiliário”.

A Querido, Investi numa casa! (QIC!), tem por base o lema "Pode investir em imobiliário como um especialista a partir de 50 euros!. A  plataforma QIC! propõe-se a ser uma alternativa de investimento em imobiliário ao alcance de todos, com taxas entre os 4 e os 9%, sempre com uma garantia real hipotecária sobre o imóvel para segurança dos seus investidores.

Para Miguel Corujo, “a aposta no crowdfunding ao invés de um REIT ou um Fundo de Investimento Imobiliário resulta da perspectiva de que o recurso a uma plataforma online possibilita que qualquer pessoa possa aplicar poupanças, por mais pequenas que sejam, de forma simples e eficiente, à semelhança do que fazem os grandes investidores”.

O responsável adianta que o crowdfunding permite ainda que estes investimentos sejam completamente transparentes e individualizados,” possibilitando que o investidor saiba exactamente em que imóvel e empresa promotora está a investir uma vez que lhe damos acesso a informações como dados cadastrais do imóvel, dados de projecto, renders, orçamentos de obra, avaliação imobiliária,etc”.

Primeiro projecto financiado foi em Vila Nova de Gaia

O director da QIC!, explica que iniciaram o negócio com a Kinetic I, uma oportunidade para financiar um pequeno promotor de Vila Nova de Gaia, zona com elevada valorização e liquidez, para apresentar a empresa e testar um pouco o mercado. “A oportunidade foi bem recebida pelo público e lançámos agora a 2ª oportunidade na plataforma, um financiamento à empresa Atlasquare, Lda para desenvolvimento de novo investimento imobiliário, dando como garantia um imóvel de sua propriedade desonerado no empreendimento Vista do Falcão Residences que está integrado no Algarve Race Resort, parte do conjunto urbano do Autódromo Internacional do Algarve. Esta oportunidade apresenta uma taxa de juro anual fixa e garantida de 5% ao ano, que se traduz numa rentabilidade total bruta de 15% nos 36 meses de duração do empréstimo e já ultrapassou os 75% de subscrição pelo que antecipamos que venha a ser bem sucedida”.

Mercado português tem potencial para o crowdfunding

Sobre o mercado imobiliário português e as potencialidades para o crowdfunding, Miguel Corujo, revela que Portugal tem uma dimensão espacial e numérica reduzida o que se traduz no insucesso de muitos negócios importados, comparativamente, por exemplo, com os Estados Unidos, Brasil ou o Reino Unido e somos também tradicionalmente mais cépticos em relação ao investimento online ou até ao e-commerce. “No entanto, consideramos que temos uma proposta de valor útil e atractiva para os portugueses que desejem rentabilizar e diversificas as poupanças, com uma marca capaz de chegar à casa de cada português que gosta de imobiliário, construção e investimento. E somos da opinião que estas relações de confiança se constroem gradualmente com perseverança e zelo pelos interesses dos nossos investidores”.

O responsável adianta que sempre com o acompanhamento de peritos registados na CMVM, “seleccionamos criteriosamente cada oportunidade a apresentar e desenvolvemos os processos em busca do melhor binómio risco-retorno. As oportunidades têm de possuir elevada transacionabilidade e valorização para ser aceites na plataforma e devem ainda estar livres de ónus ou hipotecas pois constituímos sempre uma primeira hipoteca do imóvel em benefício dos investidores. Acreditamos que esta nossa maneira de actuar nos distingue pela positiva e mitiga logo à partida os entraves na devolução de fundos pois se houver algum problema os nossos investidores têm prioridade na execução das garantias e recebimento dos fundos”.

Financiamento até 85%

A plataforma  financia até 85% do valor de aquisição do imóvel e 100% do valor das obras sendo necessário para tal a submissão de informação cadastral do imóvel, IES do promotor, projecto ou imagens tridimensionais do que está idealizado/aprovado para o imóvel e uma avaliação desenvolvida por um perito independente da plataforma registado na CMVM.

A rentabilidade média da plataforma até ao momento é de 4,0% e já houve lugar a pagamento de juros da primeira oportunidade Kinetic I lançada por um Promotor de Vila Nova de Gaia.

A QIC!  não cobra quaisquer comissões aos Investidores, sendo remunerada apenas por via de cobrança ao beneficiário-Promotor de uma taxa em caso de concretização efectiva da angariação do capital pretendido.