CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

Quanto custa mudar de cidade para outro país? Lisboa ocupa o 41º lugar no ranking mundial

23 de julho de 2019

São Francisco, nos EUA, é a cidade mais cara para se mudar, com um custo de 12.029 euros para um indivíduo e 21.337 para uma família, seguida por Nova Iorque, EUA e Genebra, na Suíça. Lisboa fica na 41ª posição tendo um custo de de 5.302 euros por pessoa e 9.306 euros para uma família.

Este estudo divulgado hoje foi desenvolvido pela empresa alemã Movinga, especialista e líder na Europa na indústria de mudanças, em colaboração com a alemã Sweet Spot PR, uma equipe de criativos, jornalistas e analistas de dados.

O relatório indica que além das cidades no topo, a cidade de Dublin, na Irlanda, é mais cara para se mudar do que Singapura, Los Angeles ou Sydney, devido aos altos preços dos arrendamentos e Lisboa, Portugal ocupa o 41º lugar de 85.

O TOP 10 das cidades mais caras, depois de São Francisco, Nova Iorque e Genebra, em 4º lugar encontra-se Hong Kong, Zurique na Suiça, Boston, nos EUA, Dublin na Irlanda, Reiquiavique, na Islândia, Singapura e Los Angels fecha a lista das 10 cidades onde é mais dispendioso mudar. 

As cidades mais baratas são Nova Deli, na Índia, Istambul, na Turquia, Sofia, na Bulgária, Buenos Aires, na Argentina, Kuala Lumpur, na Malásia, Bogotá, na Colômbia, Manila, nas Filipinas, Rio de Janeiro, no Brasil, Jacarta, na Indonésia e São Petersburgo, na Rússia.

O relatório analisou os custos para um indivíduo se mudar ou com a família. Em primeiro lugar, foram determinados os custos essenciais associados ao dia-a-dia, bem como os preços de arrendamento, que incluem transporte, comida e bebida, bem como o preço de um novo plano telefónico.

Em seguida, como muitas vezes pode ser difícil garantir uma residência permanente antes de chegar a um novo país, foi calculado o custo médio de uma acomodação temporária, bem como a taxa de armazenamento para manter os pertences seguros durante a procurta por uma residência permanente. Uma vez encontrada uma casa final, o depósito pode muitas vezes ser uma despesa imprevista, oculta e grande, de modo que o depósito de um mês, além do arrendamento mensal e do custo de configuração de uma conexão com a Internet. O índice final é classificado de mais para menos caro, com base nos custos totais ao longo de um período de tempo de três meses, enquanto encontra um lar permanente e se estabelece numa nova cidade. Esses custos totais consistem em três meses de "itens essenciais", além de um mês num alojamento temporário e dois meses numa residência permanente.

Finn Age Hänsel, Director Administrativo da Movinga, revela que "com uma procura clara por certas especialidades profissionais, as empresas globais estão a competir umas com as outras para reter os melhores talentos, o que significa que há mais oportunidades além das fronteiras do que nunca. Com a nossa missão é a de ajudar as pessoas a se mudarem, vemos que muitas vezes as pessoas dizem sim ao trabalho com oportunidades por causa da oferta atraente, mas não pensam tanto nas realidades de se mudar para uma cidade diferente em termos do mercado imobiliário e do verdadeiro custo de vida".

Leia o estudo AQUI