CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

Promotores consideram muito positivo o retomar das candidaturas aos “Vistos Gold”

17 de junho de 2022

A APPII, Associação Portuguesa de Promotores e Investidores Imobiliários, confirmou que a plataforma para inserir novos pedidos de Autorizações de Residência por Investimento (ARI) do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) está finalmente operacional.

Para além de ter atestado que a plataforma ARI, gerida pelo SEF, Serviço de Estrangeiros e Fronteiras está totalmente operacional, a APPII confirmou inclusive que a plataforma recebeu já várias candidaturas para Autorizações de Residência por Investimento, depois de ter estado inoperacional desde o princípio deste ano.

"Consideramos positivo e constatamos com agrado que as entidades competentes atenderam às preocupações da APPII e colocaram a plataforma que permite a inserção de pedidos para os denominados “vistos gold” novamente operacional", afirma Hugo Santos Ferreira, Presidente da APPII, que acrescenta: "Estamos novamente a passar por uma crise social e económica cuja duração e consequências ainda desconhecemos. Mas, ao contrário das outras crises recentes, esta representa uma importante oportunidade para Portugal. O nosso país oferece condições ímpares aos que nos procuram como destino de investimento, pela segurança, localização, qualidade de vida, entre outros. E, é por esta razão, que é essencial ter o processo das autorizações para residência por investimento 100% operacional para atrair e receber condignamente quem quer investir no nosso país".

Segundo a APPII, nos últimos anos o investimento imobiliário intensificou-se particularmente no mercado português, sendo hoje a sua importância reconhecida por todos, governantes, instituições e publico em geral. Recorde-se que em 2019 o investimento imobiliário em Portugal ascendeu a 30.000 milhões de euros, o que representa 15% do PIB, constituindo-se como um dos grandes pilares da nossa economia.

A Associação conta actualmente com 200 Associados. Destes, 50% são empresas estrangeiras, com actividade na indústria do imobiliário nacional. Os investidores imobiliários têm trazido para Portugal investimento anual correspondente a15% do PIB nacional.