CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

Procura por montes, quintas e casas rurais dispara no pós-confinamento

30 de setembro de 2020

Portugueses cada vez mais atraídos pela vida no campo. Procura por montes, terrenos, quintas e casas rurais dispara no pós-confinamento, revela o estudo da OLX. 

Durante o período compreendido entre o mês de Janeiro e o mês de Setembro (inclusivamente) de 2020, a evolução da procura (contactos feitos a anúncios) e oferta (anúncios novos e activos) de montes, terrenos, quintas e casas rurais, revelou que de Abril para Maio deste ano, algumas destas palavras-chave - Montes (+62%), Quintas (+39%), terrenos (+37%), casas rurais (+53%) passaram para o TOP das mais pesquisadas em toda a plataforma.

No caso dos Montes, tendo por base o mesmo período comparado, os distritos que mais se destacam em termos de procura são Lisboa (+102%), Portalegre (+95%) e Setúbal (+94%).

Do lado da oferta, nomeadamente em termos de anúncios ativos, também se regista um crescimento de +10% entre Abril e Maio.

Quanto aos Terrenos, os distritos que mais se destacam em termos de procura, no período em análise, são Lisboa (+102%), Portalegre (+95%) e Setúbal (+94%). Do lado da oferta, nomeadamente em termos de anúncios ativos, também se regista um crescimento de +10% entre Abril e Maio.

Já para as Quintas, as regiões do país que maior procura tiveram neste tipo de imóveis foram Beja (+121%), Lisboa (+98%) e Viana do Castelo (+90%). O aumento da oferta foi mais tímida nesta subcategoria ao registar-se uma subida de +7% em anúncios ativos e +6% em novos anúncios de Abril para Maio.

Nas Casas Rurais, os distritos em destaque depois do confinamento foram Viseu (+178%), Coimbra (156%) e Aveiro (+139%). A oferta cresceu +9% tanto em novos anúncios como anúncios activos.

“A principal conclusão a retirar deste estudo é que os portugueses passaram a valorizar muito mais a sua casa, o seu lar, após o surgimento desta pandemia. A necessidade de terem um espaço maior, mais confortável e mais longe da azáfama das grandes cidades, regiões mais expostas a eventuais surtos, acabam por redundar nestes aumentos muito significativos de procura por imóveis muito específicos em localizações algo diferentes do registado em contexto pré-Covid”, considera Andreia Pacheco, Brand Manager do OLX Portugal.