CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

Preços do imobiliário de luxo no mundo subiram 1,9% em 2020

9 de março de 2021

Os preços de imobiliário de luxo no mundo subiram 1,9% em 2020, superando os 1,8% de 2019. De acordo com o PIRI 100 - Prime International Residential Index da Knight Frank, no Porto o aumento foi de 4,1%, Lisboa 3% e região do Algarve 3%. 

Auckland lidera o índice com crescimento de preços prime de 18%, estando Buenos Aires no final da tabela com um decréscimo de 12%.

A subida dos preços da maior cidade da Nova Zelândia, deve-se, de acordo com a análise da consultora, pela forma como o país lidou com a pandemia da Covid-19. As cidades asiáticas ocupam as três próximas classificações: Shenzhen (+ 13%), Seul (+ 12%) e Manila (+ 10%). "A velocidade com que algumas cidades asiáticas, especialmente os mercados da China continental, se recuperaram foi a tendência surpreendente de 2020".

Apesar dos mercados asiáticos ocuparem algumas das classificações mais altas do PIRI, a Australásia e a América do Norte foram as regiões de melhor desempenho em 2020, com crescimento médio anual de 4,9% e 6,3%, respectivamente.

Na América do Norte, de Hamptons à Flórida e Aspen, o espaço suburbano, os retiros costeiros e o ar das montanhas eram muito procurados. Dez dos 11 mercados norte-americanos acompanhados no PIRI 100 estão entre os 20 primeiros classificados, com San Diego na frente.

"As segundas residências principais europeias tiveram um forte desempenho em 2020, com a Provença, a ampla Côte d'Azur, o norte da Toscana e o Lago de Genebra tendo uma actividade intensificada", refere Mark Harvey, da Knight Frank International.

O relatório indica ainda que o caminho da Europa foi parar e começar. Apesar das cidades liderarem os resultados - Zurique (+ 8%), Estocolmo (+ 6%) e Amsterdão (+ 6%) - o foco da actividade transaccional de Junho em diante foi firmemente em resorts costeiros, rurais ou alpinos, espelhando o padrão visto em os EUA.

Como referido as cidades portuguesas e a região do Algarve ficaram um pouco acima do meio da tabela. 

Consulte o relatório AQUI