CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

 

Portuguesa dstgroup na construção do maior complexo de pesquisa universitária em França

20 de agosto de 2021

A dte, empresa de instalações especiais do dstgroup, está envolvida na construção de um centro de educação e pesquisa de última geração, na Universidade Paris-Saclay, no sul da capital francesa.

A intervenção no futuro polo de Biologia - Farmácia - Química está avaliada em cerca de 3,9 milhões de euros e tem data de conclusão prevista para o próximo ano.

Liderado pela Bouygues Construction, o projecto universitário é considerado o mais importante de França, já que prevê a criação de um novo pólo de serviço da excelência em pesquisa científica, que acolherá 400 investigadores, doutorandos e equipa administrativa, permitindo-lhe concorrer ao ranking das Universidades e centros de investigação a nível Mundial.

A empresa portuguesa será responsável pelo desenvolvimento do projecto de execução das infraestruturas e instalações hidráulicas, nomeadamente a rede EDR e redes específicas dos laboratórios de última geração. A obra totaliza cerca de 35 mil metros de tubagem para diversas redes, tais como água fria, água descalcificada, redes de água gelada para arrefecimento de equipamentos de laboratórios, rede águas pluviais, evacuações dos laboratórios e saneamento. A dte está ainda envolvida no estudo do projecto de execução das zonas técnicas, nomeadamente de produção de água desmineralizada, através do processo de osmose inversa.

Distribuído por uma área de 85 mil m2, o projecto da Universidade Paris-Saclay abrigará laboratórios de pesquisa de última geração, espaços de ensino, insetário e aquário, estufas e espaços terciários. Moderno e alinhado com os padrões actuais, o polo Biologia - Farmácia - Química tem em consideração, desde a sua concepção, novas tecnologias adaptadas ao ensino e à investigação, de forma a oferecer aos alunos e colaboradores as melhores condições de trabalho. Concebido para promover encontros e intercâmbios, será integrado num campus urbano e animado, incluindo serviços de restauração, alojamento, locais de vida e práticas desportivas.

A dte foi, uma vez mais, escolhida pela Bouygues Construction para participar na construção de importantes e prestigiadas empreitadas em França, o que consolida o reconhecimento da líder francesa na competência técnica da empresa do dstgroup, em obras de grande dimensão e tecnicidade.

O projecto é objecto de um pedido de certificação de Alta Qualidade Ambiental, certificado HQE que tem como missão implementar o Sistema de Gestão das operações (SMO) e verificar o cumprimento da Qualidade Ambiental do Edifício (QEB).