CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

Península Ibérica é um dos mercados estratégicos europeus para a implantação de Data Centers

14 de junho de 2022

A península Ibérica posiciona-se como um dos mercados estratégicos europeus para a implantação de Data Centers de acordo com Colliers. Existem mais de 700 MW em desenvolvimento em projectos de centros de dados nos três principais locais da península: Madrid, Lisboa e Barcelona.

Portugal concentra o interesse de investidores e operadores internacionais e estima-se que lidere, junto com Madrid, este mercado no médio prazo. Tanto a cidade de Lisboa como outros locais no sul do país acumulam importantes projectos de desenvolvimento.

Sines foi, concretamente, o local seleccionado para o maior projetco de Data Center anunciado até à data na Península Ibérica. Trata-se de Star Campus, um dos maiores de toda a Europa, desenvolvido por Pioneer Point e Davidson Kempner, com uma capacidade superior a 450 MW.

Madrid é o mercado de referência no sul da Europa, concentrando 31 centros de dados operativos com 100 MW instalados e um pipeline de 513 MW, equivalente a 70% do total em desenvolvimento na região Ibérica.

Na província de Madrid, identificaram-se 15 projetos localizados principalmente na zona norte, à volta dos eixos A-1 e A2. Contudo, alguns locais no eixo A4 apresentam projetos muito relevantes, como o anunciado em Fuenlabrada, dirigida por Thor Equities, que prevê um Centro de Dados de 100 MW.

A cidade de Barcelona e a sua área metropolitana somam uma dezena de data centres operativos e um pipeline de 110 MW em desenvolvimento, um valor mais de 5 vezes superior à capacidade operativa atual.

“O pipeline de projetos anunciados durante os últimos 6 meses indica uma atividade desenfreada tanto em inversão como em desenvolvimento de centros de dados, salientando a importância de Espanha e Portugal como hub digital no sul da Europa. Uma vez consolidada a oferta de Data Centers, a próxima batalha será garantir a procura, algo no qual a equipa de Colliers trabalha deste há muito tempo, na assessoria desde o ponto de vista da procura hiperescalar e do futuro edge computing”, comenta José María Guilleuma, Diretor de Data Centers em Colliers.